18 dez 2014

Tentativas de fraude contra o consumidor caem 6,9%

Uma tentativa de fraude a cada 14,8 segundos aconteceu em novembro no país. Foto: Divulgação

Uma tentativa de fraude a cada 14,8 segundos aconteceu em novembro no país. Foto: Divulgação

O mês de novembro registrou 175.529 tentativas de fraude conhecida como roubo de identidade, em que dados pessoais são usados por criminosos para firmar negócios sob falsidade ideológica ou mesmo obter crédito com a intenção de não honrar os pagamentos. Isso representa uma tentativa de fraude a cada 14,8 segundos no país.

O indicador apontou queda de 6,9% em relação a outubro deste ano. Em relação a novembro de 2013, houve queda de 12,2%. Na comparação do acumulado do ano (janeiro a novembro de 2014 contra o mesmo período de 2013) houve queda de 7,1% no número de tentativas de fraudes contra o consumidor. Os dados foram divulgados hoje, dia 18, no Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraude – Consumidor.

De acordo com economistas da Serasa Experian, a queda das tentativas de fraudes em novembro na comparação com o mês imediatamente anterior acontecer por causa do menor grau de confiança do consumidor e dos juros mais elevados, da menor quantidade de dias úteis (20 contra 23) e da ausência de uma data comemorativa forte para o varejo.

Em novembro, a telefonia respondeu por 71.998 registros, totalizando 41,0% do total de tentativas de fraude realizadas, queda em relação aos 45,8% registrados pelo setor no mesmo mês de 2013. Já o setor de serviços – que inclui construtoras, imobiliárias, seguradoras e serviços em geral (salões de beleza, pacotes turísticos etc.) – teve 54.284 registros, equivalente a 30,9% do total. No mesmo período no ano passado, este setor respondeu por 27,8% das ocorrências.

O setor bancário foi o terceiro do ranking, com 32.927 tentativas, 18,8% do total. No mesmo mês de 2013, o setor respondeu por 17,6% dos casos. O segmento varejo teve 13.050 tentativas de fraude, registrando 7,4% das investidas contra o consumidor em novembro, ligeira alta em relação aos 7,2% observados em 2013.

Principais tentativas de golpe

Entre as principais tentativas de golpe apontadas pelo indicador da Serasa Experian estão:

  • Emissão de cartões de crédito: o golpista solicita um cartão de crédito usando uma identificação falsa ou roubada, deixando a “conta” para a vítima e o prejuízo para o emissor do cartão.
  • Financiamento de eletrônicos (Varejo) – o golpista compra um bem eletrônico (TV, aparelho de som, celular etc.) usando uma identificação falsa ou roubada, deixando a conta para a vítima.
  • Compra de celulares com documentos falsos ou roubados.
  • Abertura de conta: golpista abre conta em um banco usando uma identificação falsa ou roubada, deixando a “conta” para a vítima. Neste caso, toda a “cadeia” de produtos oferecidos (cartões, cheques, empréstimos pré-aprovados) potencializa possível prejuízo às vítimas, aos bancos e ao comércio.
  • Compra de automóveis: golpista compra o automóvel usando uma identificação falsa ou roubada, deixando a “conta” para a vítima.
  • Abertura de empresas: dados roubados também podem ser usados na abertura de empresas, que serviriam de ‘fachada’ para a aplicação de golpes no mercado.
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    Via: economiasc.com.br