
Arruda, Côrte e Dreveck em ato que homenageou o Senai/SC pelos seus 60 anos. Foto: Heraldo Carnieiri/Divulgação Senai/SC
A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) realizou, nesta terça-feira, dia 2, sessão solene em homenagem à passagem dos 60 anos do Departamento Regional do Senai no Estado. “Esses 60 anos do Senai/SC representam uma marca histórica pelas oportunidades que a entidade tem proporcionado a inúmeras pessoas em todo o Estado”, afirmou o deputado estadual Sílvio Dreveck, que propôs e presidiu a sessão especial.
Dreveck lembrou de sua trajetória profissional, que foi impulsionada por cursos na instituição em São Bento do Sul. Filho de agricultores, o deputado recordou que obteve emprego em uma indústria daquela cidade. “Após concluir a quinta série, fui convidado pela empresa a realizar o curso no Senai. Jamais esqueci aquela formação”, afirmou.
O deputado creditou as progressões na carreira àquela primeira e a outras formações que realizou no Senai. “Não é diferente para jovens e trabalhadores da indústria que conseguiram ter uma oportunidade diferenciada, agregando conhecimento e contribuindo para o desenvolvimento das empresas, além de elevar seu poder aquisitivo e a qualidade de vida de suas famílias”, disse. “Não temos a dimensão de quanto a entidade já contribuiu para as pessoas, para a ciência, para a tecnologia e para a inovação, de tantos cursos que oferece e os oferece, acima de tudo, com qualidade”, acrescentou.
“Dispor de recursos humanos é crucial para o desenvolvimento. A educação eleva a produtividade e aumenta a competitividade”, afirmou o presidente da Fiesc, Glauco José Côrte. “O maior desafio do sistema educacional brasileiro é o de preparar jovens e adultos para o mercado de trabalho que sofre constante transformação tecnológica e organizacional”, acrescentou. “O Senai/SC exerce em plenitude a sua atribuição de preparar com competência os jovens e os trabalhadores catarinenses para o novo mundo do trabalho”, cmpletou o presidente da Fiesc.
Ao lembrar a história da instituição, o diretor regional do Senai/SC, Sérgio Roberto Arruda, salientou que a entidade chegará em 2014 a cerca de 200 mil matrículas, mais que o dobro do registrado em 2010. Ele destacou os investimentos, a partir de 1994, em estruturas voltadas à oferta de serviços tecnológicos e de inovação para todos os segmentos industriais do Estado. Hoje são três institutos de inovação e sete de tecnologia. “Com esses institutos, o Senai passou a oferecer apoio à inovação e ao desenvolvimento tecnológico para que as indústrias possam competir no mercado internacional”, afirmou Arruda.
Homenagens – Durante a sessão solene, a Assembleia Legislativa entregou placas comemorativas ao Senai, na pessoa do diretor regional Sérgio Roberto Arruda; a Alcides Abreu, primeiro diretor regional da instituição e que foi representado pelo neto Maurício Pontual Machado Neto, e a Arno Eggert, que foi aluno e depois se tornou o primeiro colaborador admitido no Senai em Santa Catarina. Por sua vez, a Fiesc retribuiu a homenagem entregando ao deputado Dreveck o troféu Movimento A Indústria pela Educação.
Histórico – O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) foi criado em 1942. No ano seguinte, foi instalada a 7ª Delegacia Regional, sediada em Curitiba e com abrangência nos territórios paranaense e catarinense. Em 1954, por iniciativa da Fiesc, iniciaram-se as atividades do Departamento Regional de Santa Catarina, o que lhe rendeu autonomia administrativa no Estado. Na década de 1970, a instituição iniciou um processo de expansão, alcançando todas as regiões catarinenses. Em 1986, teve início a oferta de cursos técnicos. Em 1994, além dos centros de tecnologia, a instituição passou a oferecer cursos a distância. Em 1998, surgiram os primeiros cursos superiores de tecnologia. No ano 2000, o Senai registrou 1 milhão de matrículas ao longo da história. Em 2004, foi finalista do Prêmio Nacional de Qualidade. Em 2011, um estudante conquistou a primeira medalha de ouro no WorldSkills (torneio internacional de educação profissional). Em 2012, suas ações na área educacional passaram a integrar as iniciativas do Movimento A Indústria pela Educação. Em 2013, a entidade chegou a 2 milhões de matrículas. Em 2014, o Senai obteve a terceira posição na Olimpíada do Conhecimento (torneio nacional) e consolidou a Rede Senai/SC de institutos de Inovação e Tecnologia.
The post Senai/SC completa 60 anos e recebe homenagem appeared first on Economia SC.
Via: economiasc.com.br