27 out 2014

SAE Brasil debate as últimas tecnologias em ruídos

Samir Gerges diz que o Colloquium é um evento técnico-científico que visa proporcionar a discussão sobre modelagem e medição. Foto: Divulgação

Samir Gerges diz que o Colloquium é um evento técnico-científico que visa proporcionar a discussão sobre modelagem e medição. Foto: Divulgação

Difundir as tendências mundiais, os recentes estudos e as últimas tecnologias em redução de ruídos, vibrações e asperezas (NVH), aplicados ao setor da mobilidade, é o objetivo do Colloquium Internacional SAE Brasil de Ruídos e Vibrações 2014, que será realizado nos dias 4 e 5 de novembro, no Oceania Convention Center, na praia dos Ingleses, em Florianópolis.

O encontro reunirá experts mundiais dos Estados Unidos, Alemanha, Suécia e Bélgica, além do Brasil. Promovido pela Seção Parará/Santa Catarina da SAE Brasil, o colloquium contará com quatro palestras, apresentação de 25 trabalhos técnicos (papers) e mostra de engenharia, com a participação das principais empresas dos segmentos automotivo e aeroespacial, como Brüel & Kjaer, LMS, D’altomare e Signalworks.

Segundo Samir Gerges, chairperson do encontro, o colloquium é um evento técnico-científico que visa proporcionar o intercâmbio de experiências e a discussão sobre modelagem, medição, análise e diagnóstico vibro-acústico. “O baixo nível de ruídos e vibrações sempre foi parâmetro de conforto e qualidade para a venda dos veículos. Hoje o nosso maior desafio é o custo, que limita a aplicação de soluções avançadas em carros populares”, afirma.

Palestras

Com o tema central “Tecnologia para a Redução de Ruído”, o encontro receberá entre os palestrantes acadêmicos e profissionais de empresas da área, que falarão para estudantes, engenheiros e técnicos de montadoras e autopeças do Brasil, com a expectativa de gerar avanços nos métodos e procedimentos de solução para problemas vibro-acústicos. “A área de NVH é carente em especialistas. Temos poucos acadêmicos com experiência na área, então esperamos oferecer uma contribuição para recursos humanos”, afirma Gerges.

No dia 4, Joachim Scheuren, professor adjunto do Departamento de Acústica Aplicada da Chalmers University of Technology, ministrará a palestra “Análise do Caminho de Transferência – Experiências, Expectativas e Perspectivas”. “Esta apresentação abordará o estado de arte da tecnologia para identificar os caminhos de propagação vibro-acústica e fornecer orientação para a redução de ruído e vibração e sua propagação”, explica Gerges.

No mesmo dia, Herman Van der Auweraer, diretor de Pesquisa Global da LMS, e Karl Janssens, gerente da Divisão de Pesquisa de Ensaio da LMS, falarão sobre o tema “Inovações na Análise de Caminhos de Transferência para Ruído Transmitido Via Caminho Aéreo com Foco no Teste de Ruído de Passagem”.

No dia 5, Mats Åbom, professor de Acústica da KTH, abordará o assunto “Ruído de Turbo Carregador – Geração e Controle”. “Mats vai abordar o mecanismo de geração de ruído de turbo geradores, identificando as fontes e oferecendo modelagem e controle para cada caso”, adianta Gerges.

No mesmo dia, Chad Musser, gerente de Projetos – Vibro-Acústica da ESI Group, falará sobre “Os Impactos em NVH da Redução do Peso de Veículos”, com abordagem a respeito da redução de peso em relação ao comportamento vibro-acústico, usando modelagem para análise estatística de energia.

O Colloquium Internacional SAE Brasil de Ruídos e Vibrações 2014, no Oceania Convention Center (rua do Marisco, 550, Praia dos Ingleses), em Florianópolis.

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Via: economiasc.com.br