13 jan 2015

Relatório do Sebrae/SC ajuda setor calçadista

A logística ganha um papel fundamental na competitividade e sobrevivência dos negócios. Foto: Divulgação

A logística ganha um papel fundamental na competitividade e sobrevivência dos negócios. Foto: Divulgação

O avanço do comércio eletrônico no Brasil traz uma série de oportunidades para quem busca novos mercados e consumidores – especialmente para quem atua em segmentos ligados à moda e acessórios, categoria responsável pelo maior volume de compras pela web (13,7% do total, segundo a consultoria eBit).

Para o setor calçadista, que lida com desafios como a concorrência pesada de produtos importados e a necessidade da rápida adequação à moda, a logística ganha um papel fundamental na competitividade e sobrevivência dos negócios.

Segundo o Relatório de Inteligência Setorial – Calçados Femininos, disponibilizado gratuitamente pelo Sebrae/SC, o calçado é hoje visto como uma carga tão urgente quanto perecível, em função das exigências e mudanças constantes de tendências na moda. A validade chega a ser menor do que a do feijão, em virtude do número de coleções lançadas a cada ano. Por isso, o planejamento logístico é fundamental seja para quem vende pela internet ao consumidor final como também para quem supre lojas e outros pontos de venda.

A logística é o processo que busca disponibilizar o produto certo no local, quantidade e hora certa, com o menor custo possível. Assim, para superar as distâncias geográficas do mercado nacional e ainda para exportar, a logística torna-se um serviço estratégico e essencial. O Brasil, com suas dimensões continentais e infraestrutura deficiente, é um desafio e tanto em termos logísticos: mais de 60% das operações são realizadas por rodovias, mas apenas 12% são pavimentadas e 4,5% possuem pista dupla. Em termos de qualidade das estradas e demais vias, pontualidade e competência logística, o país ocupa a 65a. posição no ranking mundial.

Mesmo com todas estas dificuldades, não faltam exemplos de como empresas que desenvolveram um planejamento eficiente de logística conseguiram se estabelecer bem no mercado. É o caso da Netshoes, que em pouco mais de 10 anos deixou de ser um ‘puxadinho’ para se tornar o maior e-commerce de artigos esportivos do mundo, com faturamento anual superior a R$ 1,3 bilhão.

Confira abaixo algumas recomendações sobre logística para o setor de calçados que está disponível no Relatório de Inteligência do Sebrae:

– Faça parcerias para superar os desafios. Por exemplo: transporte de cargas em conjunto com outras empresas ou alinhar os sistemas de informação de sua empresa com seus fornecedores;

– Realize capacitações e participe de eventos para conhecer novas tecnologias e serviços. Acesse portais como Site da Logística, nFeiras, Instituto Brasileiro de Logística (IBRALOG) e Expofeiras;

– Conte com o apoio do Sebraetec para identificar necessidades e prioridades em logística. O programa conta com subsídios de até 80% do valor do investimento a serem realizados em áreas como Tecnologia da Informação, Design e Produtividade, por exemplo.

– Confira a ferramenta Click Marketing, que auxilia a traçar um plano de marketing, essencial para a adequação das atividades logísticas de acordo com as necessidades do mercado.

Para saber mais sobre logística no setor de Calçados Femininos, baixe o Relatório do Sistema de Inteligência Setorial neste link:

http://sis.sebrae-sc.com.br/sis/setor/relatorio/visualizar?idRelatorio=1296

The post Relatório do Sebrae/SC ajuda setor calçadista appeared first on Economia SC.

Via: economiasc.com.br