08 jan 2015

Pessimismo do empresário de SC aumenta em dezembro

Fecomércio SC avalia que, na visão dos empresários de SC, momento atual da economia é de cautela e insegurança. Foto: Divulgação

Fecomércio SC avalia que, na visão dos empresários do varejo de SC, momento atual da economia é de cautela e insegurança. Foto: Divulgação

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio catarinense (ICEC) caiu fortemente em dezembro de 2014. Na comparação com novembro, a queda foi de -3,8%, passando de 115,1 para 110,7 pontos. Em relação ao mesmo período do ano anterior, a queda foi bem maior, de -16,6%.

Segundo a Fecomércio SC, os números indicam que, para os empresários do comércio de Santa Catarina, o momento atual da economia é de cautela, e refletem uma visão de insegurança quanto ao futuro, ainda que certa expectativa de melhora exista em grau reduzido.

As fortes quedas anuais nos subíndices também chamam a atenção, demonstrando grande deterioração da confiança do empresário do comércio catarinense de 2013 para cá. O Índice de Condições Atuais do Empresário do Comércio (ICAEC) caiu -1,3% no mês e -27,5% no ano. Isso revela uma situação de grande pessimismo persistente, associado à deterioração do mercado interno e ao baixo volume de vendas no Estado.

O subíndice de Condições Atuais do Comércio (CAC) apresentou variação negativa expressiva de -27,3% na comparação anual, mas alta de 2,8% na comparação mensal, explicada por dezembro ser um mês de elevação das vendas devido ao Natal. Em termos absolutos, o subíndice marca 76,1 pontos, superior aos 74,0 pontos de novembro. Por fim, o subíndice de Condições Atuais das Empresas do comércio (CAEC) caiu -15,0% no ano. No mês houve pequena queda de -0,4%. Em termos absolutos fechou o mês de dezembro com 104,6 pontos.

Já o Índice de Expectativa do Empresário do Comércio (IEEC), que vem segurando o ICEC em uma situação acima dos 100 pontos, caiu -12,5% no ano e -4,4% na variação mensal. Dos 149,7 pontos em novembro, o índice foi para 143,1 pontos, indicando que a confiança do empresário do comércio nas possibilidades de vendas futuras, ainda permanece positiva, mas a cautela será a palavra de ordem do comércio nos próximos meses.

Numa escala de 0 a 200, o índice 100 demarca a fronteira entre a avaliação de insatisfação e de satisfação dos empresários do comércio: abaixo de 100 pontos diz respeito à situação de pessimismo, enquanto acima de 100 encontra-se a situação de otimismo. O ICEC é calculado pela Fecomércio SC.

The post Pessimismo do empresário de SC aumenta em dezembro appeared first on Economia SC.

Via: economiasc.com.br