05 dez 2014

Líderes rurais de SC fazem avaliação de 2014

O Programa Empreendedor Rural formou 324 jovens esse ano. Foto: Marcelo Passamai

O Programa Empreendedor Rural formou 324 jovens esse ano. Foto: Marcelo Passamai

Marcelo Passamai

Mais de 400 agricultores de todo o Estado estiveram hoje, na Grande Florianópolis participando do Seminário Estadual de Líderes Rurais, organizado pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). No entanto, a visita mais esperada, da senadora Kátia Abreu, atual presidente da Confederação da Agricultura e pecuária do Brasil (CNA), que está sendo indicada como a próxima ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, não aconteceu. Segundo a sua assessoria, ela teve que acompanhar a sua mãe que sofreu um grave problema de saúde.

José Zeferino Pedrozo, presidente do Conselho de Administração do Senar e da Faesc, comentou a importância para Santa Catarina da indicação da senadora Kátia Abreu, atual presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) para o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, para o próximo mandato da presidente Dilma Roussef. “A Kátia é uma pessoa dinâmica, inteligente, que conhece a atividade agrícola e pecuária. Tenho certeza que se ela for a indicada, teremos um novo momento no Ministério. As coisa vão acontecer”, afirmou.

Segundo o Pedrozo, Kátia Abreu assumindo o Ministério, quem irá ganhar é o médio produtor. “Esse é o setor que mais precisa de apoio nesse momento. Em Santa Catarina tivemos diversas empresas que tiveram que fechar as portas em favor dos grandes produtores”, lembrou.

Analisando as atividades – Em 2014, a Faesc formou 324 novos jovens através do Programa do Empreendedor Rural. Sendo desenvolvido em SC pelo SENAR em parceria com Sindicatos Rurais e cooperativas agropecuárias desde 2007, o objetivo é transformar produtores rurais em empreendedores. De 2007 até 2014 participaram do programa 3.901 pessoas, organizadas em 157 turmas de dezenas de municípios.

Durante o Programa, os participantes elaboraram projetos voltados para a melhoria das atividades econômicas de suas propriedades rurais. O presidente do Conselho de Administração do SENAR e da FAESC José Zeferino Pedrozo destaca que o Programa desenvolve competências empreendedoras e prepara líderes para ações sociais, políticas e econômicas sustentáveis no agronegócio.

Para Pedrozo, a “federação é a caixa de ressonância do que está acontecendo no meio rural”. Nesse sentido, ele enaltece 2014 como um ano especial, pois os agricultores e produtores rurais não tiveram nenhum grande sobressalto tanto em relação à área de comercialização quanto na área climática. “Tivemos uma safra muito boa”, comemora. Tanto o preço dos grãos quanto o preço da carne e do leite, foram satisfatórios, trazendo uma remuneração positiva aos produtores.

Para o presidente da Faesc esse ano de estabilidade é o fruto do trabalho realizado no passado. “Colhemos aquilo que plantamos nas últimas décadas, principalmente no que diz respeito a trabalho. Preparamos o Estado desde 1970, com a vacinação obrigatória de todo o rebanho contra a febre aftosa”, lembrou. Zeferino lamenta que Santa Catarina não seja ainda autossuficiente na produção de carne bovina. “Se fossemos, teríamos o mercado mais exigente do mundo comprando a nossa carne. Mas a produção de carne bovina no nosso Estado não atende nem mesmo ao nosso mercado interno. Chegamos a importar 40% do que consumimos. No próximo ano, seremos parceiros do Governo do Estado no incentivo da produção da carne bovina em Santa Catarina”, afirmou.

The post Líderes rurais de SC fazem avaliação de 2014 appeared first on Economia SC.

Via: economiasc.com.br