
De janeiro a outubro, a cidade registrou 7.692 novas vagas de trabalho. Foto: Divulgação
De janeiro a outubro, Joinville registrou 7.692 novas vagas de emprego e se encontra na liderança do ranking de evolução do emprego formal em Santa Catarina, seguida de Itajaí (6.348), Blumenau (5.618) e São José (5.313) e 19 posições a frente de Florianópolis (919). Os dados são do Centro Público de Atendimento ao Trabalhador (Cepat).
Até 12 de dezembro, a unidade do Cepat localizada em Joinville atendeu em média 38.977 pessoas, quase o dobro que o ano passado. Foram captadas 5.042 vagas de emprego e realizadas 18.247 inscrições. Nesse período, 9.924 pessoas foram encaminhadas para empresas e 26.384 requisitaram seguro-desemprego. A cidade encerra o ano com mais de 198 empregados com carteira de trabalho assinada
O convênio com o Ministério do Trabalho e Emprego previa 25.499 atendimentos até 2014. A meta foi superada, suprindo solicitações de 57 mil trabalhadores. “Os resultados deste ano comprovam a dedicação e esforço do município no atendimento aos trabalhadores. Vamos nos esforçar para que essas ações continuem a melhorar”, avalia o diretor executivo do Cepat, Mário José de Souza Leal.
Cerca de 180 pessoas frequentam o Cepat por dia, o que resultou numa média de 3,4 mil atendimentos mensais. “É importante notar que absorvemos toda a demanda da cidade no período de fechamento do Sistema Nacional de Empregos estadual, de outubro a novembro. Naquele mês, recebemos mais de 4,7 mil trabalhadores”, comenta Mário.
De acordo com dados do Cadastro Geral dos Trabalhadores (Caged), o setor administrativo é que mais atrai. Porém, as maiores demandas são no setor de produção e serviços, que inclui vagas de auxiliar de limpeza, cozinheiro e auxiliar de cozinha. “As empresas seguem encontrando dificuldades de contratação, por conta da falta de mão de obra qualificada”, comenta Mário.
The post Joinville é a cidade de SC que mais gerou empregos appeared first on Economia SC.
Via: economiasc.com.br