
A Internet na Orla oferta o sinal wi-fi nas praias e praças de Itajaí. Foto: DIvulgação
Com uma economia forte e localização privilegiada, o Município de Itajaí, no litoral norte de Santa Catarina, localizado a 100 km de Florianópolis e com cerca de 200 mil habitantes, vem se modernizando ao longo dos anos através de uma infovia tecnológica consolidada. A administração investe desde 2010 em uma rede de dados que mescla fibra óptica e rádio, dando suporte para ações de melhorias na gestão pública e promoção da inclusão digital.
O início do projeto Itajaí Digital partiu com a interligação das 56 câmeras de segurança via fibra óptica, conforme conta o coordenador de Tecnologia, Mauri Manoel Cabral. Atualmente, explica ele, todas as secretarias, unidades de saúde, assistência social, educação, Porto e companhias de água e saneamento também estão interligados, possibilitando o compartilhamento de informações e dando maior agilidade em cada setor. “Tivemos uma economia enorme e um melhor desempenho da rede, sem falar na padronização de uma série de serviços”, avalia Cabral, citando a integração de todos os órgãos públicos municipais.
Em 2013, o planejamento envolveu a distribuição do sinal gratuito de internet, ponto a ponto para as residências, chamado de “Internet Social”, e mais recentemente, no ano passado, a Internet na Orla que oferta o sinal wi-fi nas praias e praças. Um levantamento feito pela prefeitura de Itajaí mostrou que a rede instalada estava atendendo cerca de mil usuários simultaneamente, nos 63 pontos de internet para atender as residências e 18 pontos existentes nas praias. A velocidade ofertada pelo município é de 512 KB, conexão que segundo o coordenador de tecnologia deve ser aumentada para 1MB neste ano. Os turistas podem encontrar a rede do Itajaí Digital nas praias de Atalaia, Cabeçudas e Brava.
Investimentos – De acordo com Cabral, o momento econômico da cidade é oportuno para investimentos que impactem na gestão pública. A maré alta é reforçada pelas estatísticas divulgadas pelo Estadão Dados em que Itajaí aparece com o maior superávit do estado catarinense, com R$ 6,6 bilhões de saldo positivo. Trata-se da diferença entre arrecadação e gastos de cada localidade, onde a cidade aparece no ranking dos menos de 10% dos Municípios brasileiros que arrecadam mais do que gastam, tendo na atividade portuária um dos fatores para os bons números.
A estimativa de Cabral é que para a interligação das unidades e promoção de ações de inclusão digital foram investidos algo em torno de R$5 milhões nos últimos anos. Apesar disso, ele salienta a necessidade de melhorar diversos problemas sociais. O transporte público é um deles, a julgar pela grande concentração de pessoas na área urbana – 95% da população está nesta parcela que representa apenas 30% do território total. “O que não pode é parar com os investimentos. O próximo passo será a melhoria na qualidade do serviço e implantação da Telefonia Voip, o que irá resultar também em economia para os cofres públicos”, adiantou o coordenador de Tecnologia de Itajaí.
Sistema de alerta – Outro exemplo do uso da tecnologia em Itajaí está na prevenção de enchentes. O Município, que está apenas um metro acima do nível do mar, criou um sistema de telemetria que auxilia a Defesa Civil no acompanhamento das chuvas. Por meio das ações de prevenção e monitoramento, os moradores de regiões ribeirinhas recebem um sms de alerta sempre quando há uma ameaça de enchente.
Cidades Digitais – O diretor da Rede Cidade Digital (RCD), José Marinho, ressalta que o projeto desenvolvido em Itajaí deve servir de exemplo para àqueles Municípios que ainda buscam modelos no país. De acordo com o Mapa das Cidades Digitais, Santa Catarina possui 53 localidades com iniciativas na área. Para saber mais acessewww.redecidadedigital.com.br
The post Itajaí é modelo de Cidade Digital em SC appeared first on Economia SC.
Via: economiasc.com.br