
Com sede em Florianópolis, a Fundação CERTI trabalha com o desenvolvimento de soluções, produtos e processos inovadores para o mercado e a sociedade brasileiros. Foto: Certi/Divulgação
Nesta sexta-feira, 31, a Fundação Certi completa 30 anos. Para comemorar a data, a entidade deve promover evento os colaboradores e convidados. Na ocasião também lançarão o novo site. Com foco no tripé “ciência, tecnologia e inovação”, a fundação tornou-se ao longo das últimas três décadas referência no País em desenvolvimento de soluções, produtos e processos inovadores para o mercado brasileiro.
Agindo como uma ponte que promove a inovação na indústria a partir de pesquisa e desenvolvimento, a instituição contribuiu significativamente para a inserção de Santa Catarina no cenário nacional e internacional da inovação.
Um dos grandes motivos para comemoração este ano é o credenciamento da Certi à Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial,) anunciado em agosto. Assim como as outras 12 instituições credenciadas, a Certi passará a executar, de forma subvencionada, projetos de desenvolvimento de pesquisa tecnológica em cooperação com empresas.
O foco de atuação da entidade catarinense será o desenvolvimento de produtos eletrônicos de consumo e eletromédicos que utilizam Sistemas Inteligentes –solução tecnológica microprocessada, com conectividade e capacidade de coletar e analisar dados e se comunicar com usuários e outros sistemas.
“Com o credenciamento à Embrapii, esperamos contribuir significativamente para a inovação na indústria e para o desempenho competitivo da atividade industrial do País”, comenta Carlos Alberto Schneider, superintendente geral da Certi.
A experiência da fundação no desenvolvimento e execução de projetos inovadores teve início em 31 de outubro de 1984, quando a instituição foi fundada através do Laboratório de Metrologia e Automatização do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Hoje uma organização privada e independente, aos poucos foi expandindo sua área de atuação e agregando mais competências ao seu leque. Os oito centros de referência da entidade oferecem desde serviços de metrologia e instrumentação – foco original – até soluções em convergência digital, energias sustentáveis e economia verde, entre outras vertentes, que atendem diferentes setores da economia – de saúde, educação, automotivo, TIC, petróleo e gás etc.
Em 1986, a Fundação foi pioneira ao criar a primeira incubadora de base tecnológica do País, o Celta (Centro Empresarial para Laboração de Tecnologias Avançadas), responsável por colocar no mercado 110 empresas que hoje integram o polo tecnológico da Grande Florianópolis.
Com sua experiência em empreendedorismo inovador, a Certi elaborou e implantou projetos de pelo menos 20 parques tecnológicos em todo o Brasil, incluindo o Sapiens Parque, na Capital, e prepara-se para executar a 6ª edição do programa Sinapse da Inovação, do governo do estado, que já ajudou a colocar no mercado quase 300 empresas inovadoras.
Nos últimos anos, a Certi esteve envolvida ainda no desenvolvimento de soluções e produtos de destaque no País. Junto a outras instituições, trabalhou na plataforma de recepção e no software utilizados pelo Sistema Brasileiro de TV Digital, também desenvolveu um equipamento portátil que converte textos para o sistema Braille, em projeto do Governo Federal que será implantado em escolas.
Além disso, participou do desenvolvimento de um dispositivo portátil capaz de diagnosticar doenças tropicais, como Chagas, em regiões remotas; desenvolveu, em parceria com a Philips, luminária com tecnologia OLED premiada durante a Semana de Design de Milão em 2013, entre diversos outros projetos de sucesso que têm como base a inovação para solucionar os problemas da sociedade.
The post Fundação Certi completa 30 anos nesta 6ª feira appeared first on Economia SC.
Via: economiasc.com.br

Rua 902, 530 – Centro – Bal. Camboriú/SC cdl@cdl-bc.com.br 47 3261 3300
