
Produção de ostras em Florianópolis representa 80% no mercado nacional. Foto: Divulgação
A 15ª edição da Fenaostra (Festa Nacional da Ostra e Cultura Açoriana) será realizada de 8 a 12 de outubro, no Centrosul, em Florianópolis. A expectativa é de que neste ano a festa ultrapasse em visitantes a edição do ano passado, que recebeu mais de 35 mil pessoas.
A produção de ostras em Florianópolis representa 80% no mercado nacional. Sua capacidade de produção é de 3,2 mil toneladas por ano. A cidade possui o título de Capital Nacional da Ostra. Os bairros de Sambaqui, Santo Antônio de Lisboa e Ribeirão da Ilha são os principais núcleos de produção da Capital.
O lançamento ocorreu nesta quinta-feira, dia 18, no Museu da Escola Catarinense e contou com a presença do prefeito Cesar Souza Junior e dos secretários municipais Maria Cláudia Evangelista (Turismo), Luiz Moukarzel (Cultura) e Rodolfo Pinto da Luz (Educação).
“É a festa do produtor de ostras participando dos seminários técnicos, dos nossos empreendedores, proprietários de restaurantes, que mantêm o comércio da cidade o ano inteiro, dando uma ênfase especial à nossa gastronomia”, disse o prefeito no ato de lançamento.
Abrindo as festividades de outubro em Santa Catarina a festa aproveita os turistas que vem ao Estado, neste período, para apresentar a cultura local, a gastronomia e os artistas da região, para que eles possam vivenciar os costumes açorianos.
A secretária de Turismo, Maria Cláudia Evangelista, disse que é importante que a Capital esteja inserida na rota das festas de outubro, fazendo com que os visitantes iniciem este roteiro por Florianópolis. “Serão quatro dias de festa, tendo como a grande novidade este ano o Jardim da Cachaça, para valorizar a cachaça artesanal, além das ostras, proporcionando aos participantes uma experiência gastronômica completa”, frisou.
Seminário
Na manhã de abertura do evento, 8 de outubro, será realizado o seminário técnico promovido pelo Igeof e a Epagri, com o tema Ordenamento das áreas. Serão oferecidos cursos e palestras para os profissionais da maricultura, que receberão certificação ao final.
O Igeof realizou uma parceria, também, com o Projeto Bloco Verde (Blocaus), para reaproveitar todas as cascas de moluscos recolhidas no evento transformando-as em blocos ecologicamente corretos para serem usados na construção civil.
Restaurantes
A Festa contará com 20 espaços gastronômicos, como restaurantes, quiosques, caminhão do peixe e outras atrações. Haverá, ainda, um boteco típico durante o evento. Participam desta edição: Crepes Mania,Temakin, Bacalhau do Sassá, Fratelli, Santo Doce, Rancho Açoriano, Freguesia Bar e Restaurante, Fratellanza Italiana, Imigrantes Buffet, Mané Carioca, Açores Bar e Restaurante Bar, Restaurante Vereda Tropical, Rancho da Ostra, Villa do Porto, Cafeteria da Ilha e Cervejaria Original.
The post Fenaostra espera receber mais de 35 mil pessoas appeared first on Economia SC.
Via: economiasc.com.br

Rua 902, 530 – Centro – Bal. Camboriú/SC cdl@cdl-bc.com.br 47 3261 3300
