18 ago 2014

Fecomércio-SC aposta na qualificação profissional

Bruno Breithaupt foi reeleito com outros 20 dirigentes representativos dos setores de bens, serviços e turismo. Foto: Divulgação

Bruno Breithaupt foi reeleito com outros 20 dirigentes representativos dos setores de bens, serviços e turismo. Foto: Divulgação

A nova diretoria da Fecomércio-SC (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina), presidida por Bruno Breithaupt e empossada no último sábado, dia 16, aposta durante os próximos quatros anos de mandato na qualificação profissional para fomentar os setores representados. O novo presidente, reeleito em maio, Bruno Breithaupt, vai esta semana ao Rio de Janeiro (RJ), capital, para debater assuntos pertinentes aos novos desafios de sua gestão, juntamente com entidades envolvidas.

Na quarta-feira, Breithaupt se reúne com representantes da CNC (Confederação Nacional do Comércio) e na quinta-feira, com enviados do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e Sesc (Serviço Social do Comércio). Além de debater a empregabilidade, Breithaupt comenta que temas como saúde, lazer, social, esporte, educação, entre outros, também serão debatidos.

“Hoje a entidade é formada por 68 sindicatos patronais filiados, representando cerca de 500 mil empresas, como resultados temos a geração de aproximadamente 1 milhão de empregos. Por isso, a necessidade de fomentar a qualificação profissional”, avalia.

Em seu discurso de posse, o presidente destacou a necessidade de investimentos em educação, tanto no nível infantil, quanto no fundamental e técnico, para se enfrentar um problema comum a todo o setor empresarial, a baixa produtividade em consequência da má qualificação da mão de obra e até da falta de infraestrutura.

Breithaupt ressaltou que a educação também é um dos pilares da atuação do Sistema Fecomércio em Santa Catarina. “Entendemos que não se pode dissociar a profissionalização da força de trabalho do desenvolvimento econômico”, disse.

O dirigente criticou a elevada taxa de juros, que penaliza a produção e onera os investimentos, aumentando o serviço das dívidas e fazendo o empresário repensar a expansão das suas atividades, travando a própria geração de novos empregos. ”Além disso, os altos juros diminuem o consumo das famílias, que passam a encontrar piores condições de pagamento e acabam optando por não comprar produtos de valor mais elevado e que teriam margem de retorno mais atrativa para o comerciante”,

destacou.

Na mesma ocasião, Breithaupt elogiou o programa de inovação e desenvolvimento tecnológico implementado pelo governo do Estado e apontou a necessidade do setor terciário enfrentar o desafio de inovar em suas práticas e procedimentos. ”A vida moderna, com a popularização da internet, estabeleceu novos padrões de consumo caracterizados pela alta volatilidade de produtos e serviços cada vez mais customizados e complexos. O consumidor esta mais informado sobre os produtos, mais exigente. Passou a ter menos tempo para a compra e a seguir com muito mais velocidade as mudanças na moda”, argumenta.

Reforçou ainda que o lojista precisa saber usar os avanços da tecnologia da informação e os diferentes meios de comunicação e venda, como loja física, e-commerce, celulares. “Além de integrá-los, também precisa manter alinhadas as informações sobre preços, promoções e mix de produtos”, ressalta.

Entre as bandeiras da Fecomércio de Santa Catarina destacam-se a defesa do empreendedorismo, o fortalecimento do mercado interno, apoio às empresas do terceiro setor, redução da carga tributária, qualificação dos trabalhadores do comércio, capacitação de gestores sindicais, inovação, incentivos fiscais e tributários, infraestrutura e mobilidade urbana.

A nova diretoria foi empossada sábado, dia 16. Participaram do evento o ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, o presidente da Assembleia Legislativa, Joares Ponticelli, os prefeitos de Florianópolis, Cesar Souza Junior, e de Jaraguá do Sul, Dieter Janssen, presidentes de federações estaduais do comércio, entidades representativas, secretários de Estado, empresários, políticos, entre outras autoridades.

Confira a lista dos empresários eleitos em maio e empossados sábado – gestão 2014- 2018

Presidente: Bruno Breithaupt

Vice-presidente: Célio Spagnoli

Vice-presidente Financeiro e de Gestão: Atanázio dos Santos Netto

Vice-presidente de Habitação: Sergio Luiz dos Santos

Vice-presidente de Serviços: Orivaldo Besen

Vice-presidente de Varejo: Sandro Moretti

Vice-presidente de Atacado: Amarildo José da Silva

Vice-presidente de Supermercados: Adriano Manoel dos Santos

Vice-presidente de Comércio Farmacêutico: Romildo Letzner

Vice-presidente de Turismo e Região Sul: Fernando Willrich

Vice-presidente Grande Florianópolis: Marcelo Faria Brognoli

Vice-presidente Planalto Serrano: Roque Pelizzaro Júnior

Vice-presidente Região Oeste: Francisco Antônio Crestani

Vice-presidente Região Norte e Planalto Norte: Herton Scherer

Vice-presidente Vale do Itajaí: Egon Ewald

Representantes CNC Titulares: Bruno Breithaupt e Celio Spagnoli

Representantes CNC Suplentes: Francisco Antônio Crestani e Egon Ewald

Suplentes da Diretoria: Francisco Gomes de Oliveira, Rogério Isnar Patrício, Geraldo

Censi, Frederico Hardt, Orival Henrique Seola, Ruy Nuernberg, Waldir Pedro Binotto e

Walter Hoeller de Souza

Conselho Fiscal – Titulares: Célio Fiedler, Ivo Ewald e Lúcio José de Matos

Conselho Fiscal – Suplentes: Luiz Alfredo Werka, João Pedro da Silva Rosa e

Vanderlei Rogério de Limas

Foto 1,2, 3

Crédito: Caio Cezar/Divulgação

OBS: Dorva disse que as fotos são novas

Legenda: Bruno Breithaupt é reeleito ao segunda mandato como presidente da

Fecomércio -SC

The post Fecomércio-SC aposta na qualificação profissional appeared first on Economia SC.

Via: economiasc.com.br