
Pesquisa revela ambiente econômico árido para os empresários da região Norte do Estado. Foto: Divulgação
O Índice de Confiança Empresarial Sustentare (ICES), que mede a expectativa dos empresário das regiões de Joinville, Jaraguá do Sul, Blumenau, Itajaí e Florianópolis, apresentou nova queda no quarto trimestre de 2014 na comparação com os resultados do terceiro trimestre. O índice continua no campo negativo, em 44,16. Abaixo de 50 indica confiança pior, 50 indica que a confiança está igual e acima deste número indica uma melhora na confiança geral com a economia do país e do mundo.
O questionário ficou aberto nas últimas semanas de novembro e na primeira semana de dezembro. As perguntas foram divididas para a situação real do terceiro trimestre do ano e as expectativas das empresas com relação ao primeiro trimestre de 2015 referentes às expectativas macroeconômicas e de desempenhos microeconômicos projetados.
“Alguns indicadores de extrema importância apresentaram uma maior deterioração, encobertos no índice estatístico geral. Houve uma deterioração nas expectativas econômicas doméstica e uma deterioração alarmante nas expectativas em relação aos custos, nível de vendas nacional e internacional, no câmbio, na alta das taxas de juros e na inflação”, analisa explica Ricardo Della Santina Torres, coordenador do ICES.
Condições financeiras e lucratividade, nível de emprego, contratações e investimentos à serem realizados apresentaram melhora.”O ambiente econômico apresenta, cada vez mais, um quadro mais árido, fator que será refletido no crescimento econômico do polo econômico do Norte de Santa Catarina”, frisa.
O coordenador alerta que as respostas que se referem às condições financeiras e lucratividade para o próximo trimestre indicam uma grande preocupação e expectativa de deterioração ainda maior neste quadro. “Existe um pessimismo instaurado nos sub índices sobre o futuro da economia nacional”, afirma.
The post Expectativa dos empresários de SC volta a cair no ano appeared first on Economia SC.
Via: economiasc.com.br