10 dez 2014

Estagnação econômica marca início do 4º trimestre

Indicador da Serasa Experian registra avanço nulo do PIB em outubro deste ano. Foto: Divulgação

Indicador da Serasa Experian registra avanço nulo do PIB em outubro deste ano. Foto: Divulgação

Embora a economia brasileira tenha saído oficialmente da recessão no 3º trimestre deste ano, o quadro de estagnação parece não ter se alterado. É o que aponta o Indicador Serasa Experian de Atividade Econômica (PIB Mensal) que registrou avanço nulo no primeiro mês do 4º trimestre deste ano, já com os devidos ajustes sazonais. Já em comparação com outubro do ano passado, houve queda de 0,3% na atividade econômica. Com este resultado, o período de janeiro a outubro deste ano manteve a alta de apenas 0,2% frente ao mesmo período do ano passado.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, as incertezas associadas à eleição presidencial em outubro, os patamares deprimidos dos índices de confiança tanto dos consumidores quanto dos empresários e as taxas de juros em elevação figuraram entre os fatores que mantiveram a atividade econômica em estagnação no início do 4º trimestre deste ano.

Pelo lado da oferta agregada, o mês de outubro foi marcado pelos recuos de 0,4% na atividade agropecuária e de 0,6% na atividade do setor industrial. Já o setor de serviços conseguiu encerrar o mês com pequena elevação de 0,1% perante o mês imediatamente anterior.

Do ponto de vista da demanda agregada, o consumo das famílias registrou alta modesta de 0,3% na abertura do 4º trimestre deste ano. Porém tal direção não foi compartilhada pelos outros componentes da demanda agregada, os quais movimentaram-se em território negativo: o consumo do governo recuou 0,9% em outubro; os investimentos 1,1%; as exportações 7,7% e as importações 9,7%. Vale notar que, com este recuo de 1,1%, os investimentos acumularam baixa de 7,9% no acumulado dos dez primeiros meses de 2014, sendo este o principal elemento a pesar negativamente sobre o crescimento da atividade econômica brasileira ao longo deste ano de 2014.

The post Estagnação econômica marca início do 4º trimestre appeared first on Economia SC.

Via: economiasc.com.br