24 set 2014

Desafio do balde de gelo e o post de oportunidade

Properly-Ola-Dani-foto_Vitor_Pavao copy (1)

Daniella Valentin é cofundadora da Properly. Foto: Vitor Pavao/Divulgação

*Por Daniella Valentin

O sucesso das redes sociais na sociedade atual reflete o comportamento natural do ser humano de se comunicar. Por meio dessas plataformas, ficou mais fácil compartilhar uma ideia ou opinião e até mesmo envolver grandes grupos em prol de temas importantes, como tem acontecido bastante ultimamente, com as pessoas chamando a atenção de tantas outras para assuntos importantes por meio de desafios lançados no Facebook.

E é aí que as marcas precisam ficar atentas a este tipo de movimento e se forem rápidas o suficiente podem criar ações aproveitando o buzz em torno dessas campanhas. O chamado “post de oportunidade”, desde que alinhado aos valores e propósito da empresa, pode gerar grande visibilidade.

O Ice Bucket Challenge, por exemplo, é um caso recente e bastante representativo para ilustrar este fenômeno, quando assuntos quentes que jamais poderiam ser previstos acabam gerando uma repercussão incontrolável e vão além de limites de cidades, países, classes sociais e ganham proporções globais. Neste caso específico, a campanha solidária para ajudar a ALS Association, de apoio a pacientes com Esclerose Lateral Amiotrófica, alcançou, só no Facebook, inimagináveis 1,2 milhão de vídeos publicados pela rede.

Muitas empresas aproveitaram a grande visibilidade que a campanha ganhou no mundo inteiro e, em pouco tempo, prepararam videos, como foi o caso da Samsung, com o Galaxy S5, aparelho à prova d’água, que aproveitou a sacada e desafiou os seus concorrentes iPhone 5S, HTC e Nokia Lumia.

São assuntos como esse que estão em alta, que podem ser utilizados para associar aquele conteúdo à marca para incentivar a interação e a conversa com o público. Entretanto, este tipo de ação acaba por exigir da agência que gerencia a presença social da marca, total habilidade, agilidade e estrutura para identificar a oportunidade, receber a demanda, produzir o post, aprová-lo e publicá-lo antes que o assunto esfrie.

Apesar de não ser complexo, o processo de produção deste conteúdo precisa ser ágil, desburocratizado e inteligente. Não basta sair captando qualquer assunto quente, mas exige uma boa percepção da equipe de conteúdo em analisar a temática e sua relação com o posicionamento, relevância e estratégia da marca, desenvolver a ideia (brainstorming), produzir, aprovar e postar em um curto período. Ou seja, para ampliar as chances de sucesso, o conteúdo precisa estar logo nas redes, enquanto o assunto ainda está quente. Em uma analogia ao mundo offline, seria o mesmo que você iniciar um assunto na sua roda de amigos quando ninguém mais está falando sobre ele.

Por isso, não basta ter uma ideia genial se perder o timing. Para que isso não ocorra, a dica é organização e uso de tecnologias e ferramentas para gestão e aprovação de conteúdo, o que acelera, facilita e otimiza toda interface entre agência e cliente.

*Daniella Valentin é cofundadora da Properly

The post Desafio do balde de gelo e o post de oportunidade appeared first on Economia SC.

Via: economiasc.com.br