
O XXI Seminário Nacional de Distribuição de Elétrica será realizado entre os dias 8 e 13 de novembro, em Santos. Foto: Divulgação
Em expansão no Brasil, as redes elétricas inteligentes (smart grids) serão destaque no debate do XXI Sendi (Seminário Nacional de Distribuição de Elétrica), que será realizado entre os dias 08 e 13 de novembro, no Mendes Convention Center, em Santos. A temática vai integrar o painel Tecnologia, que ocorre no dia 12, às 8h30, tendo como moderador o vice-presidente de Operações da CPFL Energia, Hélio Viana Pereira, e Carlos da Costa Parcias Junior e Paulo Ricardo Bombassaro, também da holding, como relatores.
O tem vai ser abordado sob diferentes perspectivas. O primeiro palestrante da atividade será Roberto Barbieri, assessor de GTD da Abinee, responsável pelo painel “Redes e Cidades Inteligentes: A visão da indústria”. O mesmo assunto será apresentado sob o aspecto regulatório na sequência por André Pepitone da Nóbrega, diretor da Aneel. O terceiro painelista será Paulo Roberto Pinto, presidente da Light, que vai falar sobre as tendências e futuro da área de distribuição.
Para o Gerente da Regional Sudeste da CPFL Energia, Rodrigo Vasconcelos Bianchi, a implantação das redes inteligentes é um processo inovador no setor. “As smart grids são pauta frequente no cotidiano das concessionárias há um certo tempo, e a operacionalização desta tecnologia está em processo de expansão acelerada”, pondera. Segundo ele, a CPFL tem realizado diversos investimentos nesta área e que todos os clientes da companhia já podem usufruir da rede mais automatizada e confiável.
A utilização das smart grids funciona a partir de sensores que filtram informações importantes sobre a situação da rede, transmitindo os dados obtidos para um sistema central telecomandado. Na prática, o sistema reconhece eventuais problemas da operação e possibilita ações para melhorar o desempenho do serviço.
Outros processos facilitados pelo uso das smart grids são o trabalho de campo e a própria relação entre cliente e concessionária com o uso de medidores de energia telesupervisonados. “Com esta tecnologia temos condições de identificar remotamente uma falha de distribuição antes de o cliente perceber a falta de energia, evitando assim a abertura de um chamado de serviço. Desta forma conseguimos agilizar o atendimento, ocasionando uma maior satisfação dos nossos clientes”, salienta Bianchi.
As inscrições para o XXI Sendi estão abertas e podem ser realizadas pelo site www.sendi.org.br.
The post Concessionárias debatem o uso das Smart Grids appeared first on Economia SC.
Via: economiasc.com.br

Rua 902, 530 – Centro – Bal. Camboriú/SC cdl@cdl-bc.com.br 47 3261 3300
