
Giovana Kindlein
O porto privado Portonave S/A Terminais Portuários de Navegantes anunciou esta semana que vai investir R$ 3,8 milhões na recuperação ambiental da faixa de restinga em 10 dos 12 quilômetros da praia de Navegantes, no Litoral Norte de Santa Catarina. Dois quilômetros no Gravatá atualmente já são urbanizados. O aporte financeiro é resultado de medida compensatória para o plano de expansão do terminal, que hoje responde por 45% de toda a movimentação portuária de Santa Catarina.
A Portonave planeja a expansão da atividade portuária para alavancar o crescimento e garantir competitividade no mercado global. “Para isto, temos um investimento de cerca de R$ 120 milhões. Estamos duplicando a capacidade estática do terminal, aumentando a capacidade de estocagem”, disse o diretor-superintendente administrativo do porto, Osmari de Castilho Ribas. A ampliação começou em junho de 2014 e deverá estar totalmente concluída em setembro de 2015, de acordo com o superintendente.
De olho na demanda reprimida de grandes embarcações, Castilho executa o plano de expansão no terminal, antes mesmo do início das obras de infraestrutura para aumento da bacia de evolução no rio Itajaí-Açu. O termo de cooperação entre o governo do Estado de Santa Catarina e a Superintendência do Porto de Itajaí para a bacia de evolução foi assinado em setembro de 2014 e o edital de concorrência pública prevê que as obras sejam iniciadas neste início de 2015. “Esperamos que essas obras comecem rapidamente para que possamos entrar em 2016 com uma nova condição de operação no complexo portuário”, afirmou.
Operações com navios de até 335 metros de comprimento poderão ser realizadas quando a primeira etapa das obras da nova bacia de evolução forem concluídas. Hoje, a atual bacia permite que apenas navios de até 306 metros de comprimento cheguem até o complexo portuário de Itajaí.
Com a expansão do terminal, a Portonave dobrará a capacidade do pátio de 15 mil para 30 mil TEUs (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés). “A obra será feita em etapas. Já tínhamos feito investimento em equipamentos no ano passado, quando trouxemos mais três portêineres. Com isso, estamos nos antecipando à demanda”, observou. Atualmente, a grande demanda dos armadores é por navios maiores.
Quanto maior é o espaço no navio, maior é a capacidade de carga, a chamada economia de escala. “Existe linha de navegação que não opera na nossa região por ter navios maiores e por essa limitação do estuário. Superada esta limitação, nós teremos navios maiores com quantidade de carga ainda maior. É isto que nos dará competitividade, ou seja, nós teremos produtividade à medida que tivermos ganho de escala”, salientou.
Medida compensatória
Durante o lançamento do projeto “Nossa Praia – Projeto de Recuperação e Proteção da Orla de Navegantes”, na terça-feira, dia 13, o prefeito de Navegantes, Roberto Carlos de Souza anunciou que também irá destinar R$ 3,1 milhões para revitalização e urbanização da orla. Os recursos do Poder Público somados ao aporte de R$ 3,8 milhões da Portonave, vão transformar a avenida atlântica do município.
A vegetação de restinga com vestígios de antigas construções será recuperada, as trilhas serão delimitadas e um deck de madeira será construído ao longo dos 10 quilômetros de avenida. O projeto será executado pela empresa de consultoria ambiental Acquaplan, dirigida pelo oceanógrafo Fernando Diehl. “Nossa meta é que a obra fique totalmente concluída até o fim de 2016″, afirmou.
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Via: economiasc.com.br