04 nov 2014

Brasil sedia reunião da OIMA nesta semana

Encontro tem como objetivo fortalecer o sistema de informações agrícolas. Foto: Divulgação

Encontro tem como objetivo fortalecer o sistema de informações agrícolas. Foto: Divulgação

Fortalecer o sistema de informações agrícolas do continente americano a fim de trazer mais transparência ao mercado. Este é um dos objetivos da XIII Reunião Ordinária dos Países Membros da Organização de Informações de Mercado das Américas (OIMA), que será realizada este ano no Brasil, em Brasília. O evento começa amanhã, dia 5, e vai até sexta-feira, dia 7.

A cerimônia de inauguração conta com a presença do presidente da OIMA, Terry Long, do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Neri Geller, do presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Rubens Rodrigues, e do representante do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) no Brasil, Manuel Otero.

No encontro, o diretor de Política Agrícola e Informações da Conab, João Marcelo Intini, irá apresentar as ações desenvolvidas pelo governo federal na área de política agrícola e de abastecimento. Outras iniciativas do governo brasileiro também serão apresentadas para mostrar como está o desenvolvimento do setor no país.

De acordo com a gerente de Informações Técnicas da Conab e delegada do Brasil na OIMA, Edna Matsunaga, a reunião periódica do grupo garante a integração e intercambio de dados e conhecimentos entre os 33 países integrantes da Organização. “O fornecimento de informações de qualidade é uma das principais ferramentas para elaboração de políticas públicas que tem como foco o desenvolvimento dos países”, ressalta.

Além das apresentações brasileiras, um representante do G-20 irá expor sobre o sistema de coleta de dados agrícolas utilizado pelo Grupo. Os participantes também poderão conferir como é realizado o levantamento de dados pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

The post Brasil sedia reunião da OIMA nesta semana appeared first on Economia SC.

Via: economiasc.com.br