
160 profissionais estão no Chile através do Núcleo Catarinense de Decoração. Foto: Renato Gama
Cerca de 160 profissionais de Arquitetura e Decoração de todas as regiões do Estado estão em Santiago, no Chile, participando da viagem técnica e de troca de experiências promovida pelo Núcleo Catarinense de Decoração.
Na Capital chilena, o roteiro foi especialmente traçado com foco em urbanismo, arquitetura, paisagismo e decoração, permitindo uma vivência única para os profissionais catarinenses, explica Marcela Medeiros, do Núcleo catarinense de Decoração. Segundo a diretora da Regional Florianópolis, Heloísa Veronesi, a cidade de Santiago foi escolhida por permitir olhares panorâmicos, ao longo das praças e avenidas amplas até o horizonte que alcança a Cordilheira dos Andes.
No primeiro dia de roteiro, os profissionais puderam ver de perto a convivência harmoniosa entre os prédios históricos e os modernos e funcionais edifícios. Além disso, visitaram o Parque do Bicentenário, uma intervenção urbanística na região central de Santiago que garantiu aos moradores da cidade um parque público com mais de 300 mil metros quadrados. O Parque é resultado de um concurso com arquitetos chilenos com objetivo de criar um plano estratégico para ordenar o desenvolvimento paisagístico da cidade.
O Palácio de La Moneda, sede do Governo chileno, e o Mercado Púbico de Santiago também foram visitados, mas o que chamou a atenção foi o espaço destinado às esculturas pelas ruas da cidade. A região de La Pastora se transformou em um museu a céu aberto com acesso a todas as pessoas, todos os dias. São projetos e ideias simples que perfeitamente poderiam ser incorporadas às cidades catarinenses, diz Marcos Luz, presidente do Núcleo Catarinense de Decoração.
No segundo dia do roteiro, a visita foi ao Vale Nevado, conhecida estação de esqui localizada em Santiago a 3.500 metros de altitude. Ali foi a própria natureza que construiu a paisagem, mas os profissionais de Santa Catarina viram de perto a intervenção humana na construção dos hotéis e restaurantes de forma a não interferir na deslumbrante paisagem e conhecer os novos projetos de construção na Cordilheira dos Andes.
Santiago foi mostrada em um panorama histórico, pela arquitetura, planejamento e intervenções urbanas. Os profissionais puderam se inspirar no aproveitamento dos recursos, na preocupação com a estética, funcionalidade, pensando nas pessoas e na qualidade de vida, construindo soluções criativas.
O roteiro será finalizado com uma grande celebração dos parceiros, com o reconhecimento profissional do Núcleo Catarinense de Decoração quando serão revelados os profissionais mais parceiros das lojas que têm o selo NCD. Há 15 anos o Núcleo trabalha para o fortalecimento do mercado em Santa Catarina e possui atualmente 140 lojas associadas selecionadas.
The post Arquitetos de SC fazem visita técnica a Santiago appeared first on Economia SC.
Via: economiasc.com.br