
O chamado Trecho I do Anel Viário, numa extensão de 600 metros, está orçado em R$ 2,8 milhões. Foto: Petra Mafalda / PMF / Divulgação
As obras do Anel Viário Central de Florianópolis, que vai priorizar – com faixas exclusivas (70% do trajeto) ou preferenciais (30%) – o tráfego dos ônibus, tiveram início no último sábado, dia 24, quando começaram a ser retiradas as árvores que ocupam o trecho entre o Direto do Campo e a sede da Polícia Federal na marginal da avenida Beira-mar Norte. “O anel viário é nossa absoluta prioridade em termos de obras, estamos concentrando toda nossa energia nele”, disse o prefeito Cesar Souza Junior ao anunciar, em entrevista coletiva na tarde de segunda-feira, dia 26.
O chamado Trecho I, numa extensão de 600 metros, está orçado em R$ 2,8 milhões. Com a diferença de uma semana ou pouco mais, deve começar também o Trecho II – com 400 metros de extensão e investimento de R$ 1,04 milhão – que vai impor modificações viárias no trecho da Beira-mar entre o Terminal de Integração da Trindade (Titri) e a sede da Secretaria Municipal de Saúde, em frente ao Shopping Iguatemi. “É um momento histórico. É a maior intervenção já feita na história do transporte coletivo de Florianópolis. A cidade não tinha um metro sequer de faixa exclusiva para ônibus; agora, vai ter 17 quilômetros”, disse o prefeito.
Cesar Souza Junior pediu a compreensão da população para eventuais transtornos no trânsito. “Conto com a ajuda de vocês da imprensa para minorar o impacto, porque certamente teremos um pouco de piora, antes de melhorar”, solicitou.
Segundo o secretário de Obras, Rafael Hahne, o anel viário fará o contorno da região central, passando pelo Terminal de Integração do Centro (Ticen), Beira-mar Norte, Trindade, Pantanal, Saco dos Limões e Prainha. Entre as melhorias que serão executadas, além da implantação das faixas exclusivas ou preferenciais para o transporte coletivo, o projeto prevê melhora nas calçadas ao longo da via, sistema de controle de semáforo integrado (ITS), sinalização horizontal e vertical, faixa para pedestres e abrigos de passageiros,
O prazo para conclusão total do anel viário é de três anos. As obras, que contam com recursos municipais, estaduais e federais, dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), estão orçadas em torno de R$ 70 milhões. Outras obras importantes estão sendo executadas na Capital. Em Santo Antônio de Lisboa, teve início a pavimentação da rua Padre Rohr; no Itacorubi, começou a requalificação da rua Pastor William Richard Schisler Filho. No total, as obras para melhorar a mobilidade urbana compreendem investimentos da ordem de R$ 750 milhões.
Rafael Hahne mostra no mapa como será o anel viário (foto/divulgação:Petra Mafalda/PMF)
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Via: economiasc.com.br