
Presidente da Audaces, Claudio Grando, a parceria com o colombiano Sena é resultado de uma estratégia iniciada há cinco anos. Foto: Divulgação
A empresa catarinense Audaces, que exporta para mais de 70 países e lidera o segmento da indústria de tecnologia para moda no Brasil e América Latina, participa de nos dias 27 a 29 da Colombiatex de las Américas 2015. A empresa firmou no último dia de 2014 contrato com o colombiano Sena (Servicio Nacional de Aprendizaje). A meta do presidente da Audaces, Claudio Grando, é exportar este ano 50% a mais que em 2014. A Audaces tem uma filial em Bogotá há quatro anos.
A parceria com o SENA, segundo Grando, é resultado de uma estratégia iniciada há cinco anos. Por meio do contrato, os produtos Audaces serão utilizados por instituições de ensino de 14 regiões do país. ”Trata-se de um grande passo para a expansão da Audaces na América Latina”, diz. A Colômbia figura como sexto país em vendas para a multinacional.
No Brasil, a Audaces implantou a estratégia de investir na capacitação de mão de obra. Atualmente, mais de 300 instituições de ensino superior de todo o país ensinam com produtos Audaces. A importância de qualificar a formação de colaboradores também orientou a atuação da multinacional em países como Índia, México, Peru, Turquia e Equador, formando cerca de 10 mil trabalhadores por ano.
Mercado colombiano
Denis Lopez atua há oito anos junto à Audaces na Colômbia, sendo que antes de assumir a gerência geral da filial, em 2011, atuava como representante comercial. Após a abertura da filial, há quatro anos, foi possível estabelecer alinhamento com a política da multinacional no Brasil. A sede colombiana está localizada em Bogotá, mas a estrutura no país conta ainda com escritório em Medellín desde 2012 e em Cáli. “Quase 45% das confecções estão localizadas em Medellín, enquanto Bogotá tem aproximadamente 35% delas”, estima. Ao todo, a Audaces conta com 12 colaboradores na Colômbia, entre capacitadores, distribuidores, vendedores diretos e indiretos, entre outros.
O principal desafio da empresa é consolidar o posicionamento em Medellín. Os segmentos de confecção e têxtil têm muito potencial e contam com grandes empresas consolidadas. Nessa região são realizadas as duas principais feiras de moda e maquinário da América Latina, a Colombiatex e a Colombiamoda. O mercado é diverso e abrange desde pequenas até grandes indústrias têxteis e de confecção e “a mão de obra se caracteriza pela dedicação e qualidade.”
Para Lopez, as indústrias de Medellín valorizam mais o produto nacional até mesmo o produto brasileiro, de modo que o mercado asiático não representa uma ameaça. “Temos algumas exceções com as empresas pequenas, que se baseiam muito pelo preço e não pela qualidade, uma mentalidade de curto prazo. Em compensação, a exportação tem crescido muito, sobretudo, nos dois últimos anos”, ressalta.
A feira
O 27º Colombiatex reunirá mais de 500 expositores de toda a América Latina, entre desenhistas de moda, indústrias químicas, fabricantes e distribuidores de fibras têxteis, maquinaria têxtil e de confecção. Na ocasião, a Audaces apresentará uma série de inovações e produtos, entre eles o Audaces Vestuário, sistema líder de mercado no Brasil, reconhecido internacionalmente como o ponto de partida para a automação em confecções. De acordo com o gerente geral da multinacional na Colômbia, o produto oferece segurança na criação de moldes com precisão, graduação de bases com rapidez e encaixes com qualidade para as indústrias de confecção, garantindo melhor aproveitamento de tecido. A feira, que tem entrada gratuita, deve receber cerca de 26 mil visitantes. São esperados cerca de 10 mil compradores nacionais e internacionais e US$ 266 milhões em negócios.
SERVIÇO
Audaces na Colombiatex 2015, estande 465
Quando: de 27 a 29 de janeiro
Horário: 9h às 18h
Onde: Plaza Mayor Medellín – Calle 41 N° 55-80 – Colômbia
The post Audaces projeta crescimento de 50% em exportações appeared first on Economia SC.
Via: economiasc.com.br