14 jan 2015

Computação em nuvem favorece crescimento econômico

Diego Brites, diretor geral da Teltec Solutions_v

Por Diego Brites*

A importância da revolução tecnológica nas funções de TI já é reconhecida pelas organizações mundiais que buscam inovação e competitividade. Isso é possível perceber pelo investimento crescente no setor e pela sua consideração como uma área estratégica para o negócio das empresas. A internet das coisas ou IoT, referência ao termo em inglês internet of things, é um marco neste contexto. O termo é utilizado para definir dispositivos que conectados à web e a outros aparelhos podem transferir dados em rede sem intervenção humana. Na prática, impacta os processos envolvidos no cotidiano dos funcionários e na forma como fazem negócios.

O tratamento analítico sobre os dados coletados por meio da conectividade entre diversos dispositivos possibilita novas ofertas de serviços, maior controle de custo, melhor experiência ao cliente e eficiência operacional, impulsionando o crescimento econômico de modo geral. Todavia, as organizações que já buscam ou pretendem buscar novas possibilidades de negócios por meio da IoT devem estar cientes que, para que a nova geração de aplicativos inteligentes possa de fato promover transformações positivas, é fundamental evoluir em aspectos relacionados à qualidade da computação em nuvem e às redes físicas de telecomunicações. Ou seja, o investimento na construção de uma nova arquitetura técnica de internet, novos protocolos de comunicações e de formas para dar sustentação à natureza móvel das coisas são ações essenciais para desencadear todo o potencial dessa tecnologia.

É importante observar que a revolução em curso, promovida pela internet das coisas, está impactando não só organizações, mas também a sociedade, promovendo um dos bens mais estimados atualmente: a qualidade de vida. Ainda que no começo do seu desenvolvimento, a conectividade no cotidiano das pessoas pode favorecer a mobilidade e a economia de tempo. Além disso, a conexão entre aplicativos favorece a geração de modelos sustentáveis de desenvolvimento, com a consolidação de casas e cidades inteligentes, que garantem ainda mais conforto e segurança.

Trata-se, portanto, de um mercado com um potencial enorme, que deve ser visto como oportunidade de negócio, potenciador de produtividade em meios diversos e também de promoção de qualidade de vida. Resta, contudo, que se desperte para a importância de crescer tanto na expansão da cobertura, como na capacidade de tráfego, para viabilizar o desenvolvimento de todas as potencialidades desta revolução tecnológica.

*Diego Brites é diretor geral da Teltec Solutions

The post Computação em nuvem favorece crescimento econômico appeared first on Economia SC.

Via: economiasc.com.br