09 jan 2015

Itajaí terá programa Jovem Aprendiz da Petrobras

A sede da Petrobras em Itajaí é uma das unidades da companhia que fará a seleção para a capacitação de jovens através do Programa Petrobras Jovem Aprenciz (PPJA). A Petrobras incentiva a inserção de jovens, em situação de vulnerabilidade social e econômica, no mercado de trabalho, promovendo qualificação pessoal e profissional. Por meio do seu Programa Petrobras Jovem Aprendiz (PPJA), que completa nove anos, com base na lei 10.097/00, oferece oportunidade de um futuro melhor para jovens, entre 15 a 21 anos, que frequentam o ensino regular e residam no entorno das unidades da companhia.

O programa já qualificou mais de 5 mil jovens, que atuam nas áreas administrativas, operacionais, e em laboratórios de pesquisa. Outros 3 mil alunos frequentam cursos em todo o país. No total, serão mais de 8 mil jovens capacitados nos 9 anos do programa.

O PPJA é dividido em três fases. A primeira é a Formação Básica, feita nas Instituições Sociais conveniadas com a Petrobras, onde os participantes recebem aulas de cidadania, responsabilidade social, mundo do trabalho e prevenção contra drogas, entre outras. Em seguida, vem a Qualificação Técnica-Profissional, realizada nas dependências do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Por último, a Vivência Profissional, com atividades práticas acompanhadas por profissionais da companhia.

Os aprendizes ficam durante dois anos no PPJA, com carga horária de quatro horas por dia, de segunda a sexta-feira, e recebem um salário mínimo nacional e auxílio para refeição e transporte.

Para participar do processo seletivo do PPJA, o jovem precisa atender aos seguintes requisitos:

Estar em situação de vulnerabilidade social (a partir da renda familiar e do Cadastro Único do Governo Federal);

Ter entre 15 e 21 anos e 11 meses (para vagas das áreas administrativas);

Ter entre 17 anos e 9 meses e 21 anos e 11 meses (para vagas nas refinarias e em laboratórios de pesquisa);

Frequentar o sistema de ensino regular;

Residir no entorno de alguma unidade da Petrobras.

Cada comitê local realiza seu processo seletivo em uma data determinada, que depende do término da edição anterior do Programa. Somente após dois anos do início de cada edição é que as instituições e os comitês locais da Petrobras iniciam a seleção dos jovens, com novas inscrições.

As normas e procedimentos de recrutamento e seleção são de responsabilidade dos comitês locais. Distribuídos em 29 regiões do PPJA pelo país, eles têm autonomia para executarem seus processos seletivos.

Comitês locais – O programa conta hoje com 31 comitês locais: Alagoas, Bacia de Campos/Macaé. Bahia, Brasilia, Canoas/REFAP, Caraguatatuba – SP, Ceará – LUBNOR, Cenpes – Rio, Centro – Rio, Cubatão – SP, Espírito Santo, Itajaí – SC, Manaus – UO, Maracanã – Rio, Pará, RECAP – Mauá, Recife, REDUC – Rio, REGAP/Betim – MG, REMAN – AM, REPLAN – Paulínia – SP, REVAP – São José dos Campos, Rio Grande do Norte, Rio Grande/Polo Naval, Santos – SP, São Paulo –SP, Sergipe, SIX – RS, UTE/Seropédica, UTE/Juiz de Fora

Saiba mais em: http://www.petrobras.com.br/pt/quem-somos/carreiras/oportunidades-de-qualificacao/jovem-aprendiz/

The post Itajaí terá programa Jovem Aprendiz da Petrobras appeared first on Economia SC.

Via: economiasc.com.br