06 jan 2015

Barcos bloqueiam travessia do ferry-boat em Itajaí

Barcos bloqueiam atracadouro do ferry-boat, no lado de Navegantes. Foto: Ana Caroline Toledo / Divulgação

Barcos bloqueiam atracadouro do ferry-boat, no lado de Navegantes. Foto: Ana Caroline Toledo / Divulgação

Giovana Kindlein

Motoristas e pedestres estão impedidos por barcos de pesca nesta tarde de terça-feira, dia 6, de usar o ferry-boat no rio Itajaí-Açu, que liga as cidades de Itajaí e Navegantes. As tripulações de 232 barcos de pesca, associadas ao Sindipi (Sindicato dos Armadores e das Indústrias de Pesca de Itajaí) e ao Sintrapesca (Sindicato dos Trabalhadores na Pesca de Santa Catarina), bloquearam o atracadouro em Navegantes.

O bloqueio continua intenso, com muito barulho de fogos de artifício e sinalizadores. “Tem muita gente dentro do ferry-boat, no lado de Itajaí, esperando. Achei bem arriscada a movimentação do ferry-boat, com muitas pessoas e carros, circulando entre os barcos que estão protestando”, disse a diretora da escola de inglês, Ana Caroline Toledo, que presenciou a cena.

Desde ontem, dia 5, os armadores e as tripulações protestam contra a portaria 445/2014, do Ministério do Meio Ambiente, que proíbe a captura de 90 espécies da lista internacional de pescados ameaçados de extinção. O vice-presidente do Sindipi, Fernando Pinto das Neves, reconheceu que o movimento saiu de controle. “A decisão de bloquear a travessia do ferry-boat é uma contrariedade, mas o protesto está mantido”, disse há pouco.

Neste momento, a diretoria do sindicato está reunida com o prefeito de Itajaí, Jandir Bellini, e o deputado federal Décio Lima. Eles estão em contato com o ministro da Pesca, Helder Barbalho. Uma comissão deverá ir à Brasília nesta quinta-feira, dia 8, para discutir a lista de espécies de extinção elencada na portaria do Ministério do Meio Ambiente (MMA).

O armador Fernando Pinto das Neves quer a derrubada total da portaria. “Esta lista foi feita pelo ICMBIO com base em dados de uma ONG internacional, e não com base em critérios de avaliação científica local, do estoque brasileiro”.

O porto de Itajaí emitiu um comunicado nesta tarde dizendo que pouco antes das 20h de segunda-feira, a superintendência do Porto Público e a direção do Porto de Navegantes (Portonave) obtiveram na Justiça uma liminar para que os armadores e pescadores liberassem o canal de navegação do rio Itajaí-açu.

De acordo com a assessoria de imprensa do porto, a determinação foi dada pelo juiz de plantão do Fórum de Itajaí, Marcelo Trevisan Tambosi. Após essa liminar, a o comando da delegacia da Capitania dos Portos de Itajaí foi notificada oficialmente da decisão para cumprir a liminar.

O assessor jurídico da superintendência do Porto de Itajaí, Henry Rossdeutcher, afirmou que o argumento usado na ação apresentada à Justiça foi de que o fechamento da barra estava prejudicando outros setores econômicos que nada têm a ver com a manifestação dos armadores, industriais e pescadores. “Não se discute o mérito do protesto deles. Mas, ao fechar o canal, eles interferem na atividade portuária e num conjunto de interesses econômicos e sociais de uma atividade que repercute em toda a comunidade de Santa Catarina”.

The post Barcos bloqueiam travessia do ferry-boat em Itajaí appeared first on Economia SC.

Via: economiasc.com.br