05 jan 2015

Empresas sofrem a falta de mão de obra qualificada

As empresas da Região Metropolitana de Florianópolis estão enfrentando cada vez mais dificuldades para encontrar mão de obra qualificada na região. De acordo com pesquisa da AEMFLO e CDL-SJ, 73% dos associados afirmam sofrer com essa situação. No estudo anterior o índice era menor, de 67%.

A maioria dos empresários declarou que a expectativa de contratação de mão de obra para os próximos três meses permanecerá igual (55%). Já 31% esperam que aumente, 13% que diminuirá e 1% não soube responder. No estudo anterior, realizado em maio do ano passado, 63% dos associados acreditavam que a contratação de mão de obra continuaria igual, 26% que aumentaria, 10% que diminuiria e 1% não soube responder.

O proprietário da Starcolor e conselheiro da AEMFLO e CDL-SJ, Luiz Carlos Furtado Neves, percebe a carência de profissionais capacitados no município, principalmente na área de construção civil, no setor de informática, nas empresas que atuam com máquinas e equipamentos, além de eletricistas. “Agora no início do ano é mais complicado ainda de encontrar mão de obra, devido às férias. Precisamos de mais profissionais formados para atender a demanda do mercado”, relata.

Os empresários têm buscado alternativas para suprir a falta de profissionais qualificados. O proprietário da Higie-Plus Cottonbaby e vice-presidente de Patrimônio da AEMFLO, Nelson Antônio Silveira, afirma que investe em cursos para capacitar seus colaboradores.

Metodologia: A pesquisa foi realizada com 382 associados, entre os dias 27 de outubro e 2 de dezembro. O nível de confiança do estudo é de 96%, com uma margem de erro de 5%.

The post Empresas sofrem a falta de mão de obra qualificada appeared first on Economia SC.

Via: economiasc.com.br