05 dez 2014

Maratona de Negócios Sociais começa hoje em SC

Evento tem três dias de duração e acontece até este domingo na sede do Sebrae/SC, em Florianópolis. Foto: Divulgação

O evento tem três dias de duração e acontece até este domingo na sede do Sebrae/SC, em Florianópolis. Foto: Divulgação

Começa hoje, na sede do Sebrae/SC, em Florianópolis, a 1ª Maratona de Negócios Sociais de Santa Catarina com a participação de 35 empreendedores durante os três dias da competição. O evento vai até domingo, dia 7, e os participantes passam por uma maratona de consultorias, capacitação e orientação de mentores especializados no setor. No última dia, 10 empreendedores serão selecionados para apresentar a sua ideia de negócio social para uma banca. Esses julgadores irão escolher os três vencedores, que serão premiados.

“O evento é um concurso de três dias, em que os selecionados irão participar de uma maratona de consultorias, capacitação e orientação de mentores especializados no setor. No terceiro dia, 10 empreendedores serão selecionados para apresentar a sua ideia de negócio social para uma banca. Esses julgadores irão escolher os três vencedores da Maratona, que serão premiados”, explica a analista técnica do Sebrae/SC e gestora do evento, Mariana Marrara Vitarelli.

A empresária Lidiane Lemes será uma das participantes da maratona. Ela inscreveu a ideia de negócio social chamada “Imposto Vira Cultura”, que tem como objetivo conectar os projetos culturais com os incentivadores de cultura. “Por meio de uma plataforma online, a ideia é que os incentivadores culturais fiquem sabendo quais projetos de cultura estão ocorrendo nas suas cidades e possam, por meio da Lei Rouanet, dar apoio financeiro a esses projetos”, explica Lidiane. A expectativa de Lidiane sobre o evento é que a orientação dos especialistas ajude na concretização da ideia.

São considerados negócios sociais toda e qualquer empresa que tenha características da iniciativa privada (2º setor), com viés em resultados e geração de lucros, aliadas ao 3º setor, porém com enfoque de sustentabilidade social e/ou ambiental. Por isso, muitas vezes os negócios sociais são chamados de setor 2,5 (dois e meio).

Algumas características são fundamentais para caracterizar um negócio social. A primeira e mais importante delas é que o negócio social precisa causar um impacto positivo na chamada base da pirâmide (Classes C, D e E). Isso pode ocorrer incluindo essas pessoas na cadeia produtiva do negócio ou atendendo-as como clientes. O impacto social e/ou ambiental precisa se dar pela atividade principal da empresa. Além disso, a empresa deve ser criada a partir da identificação de um problema social que se procura minimizar.

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Via: economiasc.com.br