01 dez 2014

Novas parcerias para produção de leite em SC

Resultado de ação conjunta do Senar e da Cooperativa Regional de Itaipu, foram realizados 19 treinamentos com a participação de 228 produtores. Foto: Divulgação

Resultado de ação conjunta do Senar e da Cooperativa Regional de Itaipu, foram realizados 19 treinamentos com a participação de 228 produtores. Foto: Divulgação

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina (Faesc), reuniu-se com as cooperativas filiadas ao sistema da Cooperativa Central Aurora Alimentos para fortalecer a parceria e alinhar a execução dos programas na área da produção de leite para 2015. O encontro foi realizado, na última semana, no auditório do FACH II, em Chapecó.

Entre as novidades está a adequação do Programa de Produção de Leite de Qualidade (Leite Legal), que será executado com recursos próprios do Senar, em parceria com as agroindústrias e cooperativas do segmento. O objetivo é capacitar os produtores rurais para atingir os parâmetros mínimos de qualidade de leite exigidos pela Instrução Normativa (IN-62), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

A IN-62 trata da qualidade do produto que deverá ser apresentado para o aproveitamento pelas agroindústrias, quanto a sua composição, níveis máximos de contaminação bacteriana após a ordenha, controle de mastite e normas para o resfriamento e seu transporte.

De acordo com o coordenador de pecuária do Senar/SC, Olices Osmar Santini, no período de julho de 2013 a novembro de 2014 foram realizados 436 treinamentos, com atendimento a 3.488 propriedades rurais. “A previsão para 2015 é realizar 300 treinamentos no Estado”, complementou.

No Centro de Inseminação Artificial de Bovinos de Pinhalzinho, resultado de ação conjunta do Senar e da Cooperativa Regional de Itaipu, foram realizados 19 treinamentos com a participação de 228 produtores. O C.I.A. localiza-se próximo à rodovia BR-282, tem 420 m² de área construída e sua estrutura é constituída de um auditório para aulas teóricas, duas salas para aulas práticas, vestiários, almorarifado, laboratório, piquetes e baias para acomodação das vacas.

No Programa Aurora de Qualidade do Leite (PAQL), desenvolvido pela Cooperativa Central Aurora Alimentos e Senar e suas cooperativas filiadas, foram treinados desde 2011, 4.000 produtores de leite. A iniciativa visa treinar a cadeia de lácteos, envolvendo produtores de leite, transportadores e equipe técnica. O foco é a orientação ao produtor rural nas etapas de manejo de ordenha, procedimentos de higiene, refrigeração na matéria-prima, tendo como base a IN-62. Também foram treinados, no PAQL II, os transportadores de leite.

NOVO TREINAMENTO – Para 2015, o Senar/SC prevê implantar o novo treinamento “Assistência Técnica e Gerencial”, de extensão rural e capacitação para produção, transporte e beneficiamento de leite seguro e de qualidade. A iniciativa receberá recursos do MAPA e será executada em seis Estados: Santa Catarina, Mato Grosso, Góias, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul.

Santini ressaltou que a estrutura técnica será formada por 29 técnicos de nível médio, três supervisores regionais e consultoria master. “Na execução, um técnico atenderá 30 produtores. Também está previsto um trabalho técnico de quatro horas, mensal, para cada produtor participante do programa e cinco horas de treinamentos teóricos específicos em grupos, a exemplo de palestras, seminários e visitas técnicas”. Além disso, serão realizadas atividades complementares como atualização técnica de instrutores, treinamento de transportadores e atualização técnica de profissionais das entidades parceiras.

O público-alvo formado por médios produtores rurais de leite, com meta de serem atendidos 855 em dois anos. A área de atuação será 63 municípios do oeste catarinense: Abelardo Luz, Anchieta, Bom Jesus do Oeste, Caibi, Campo Erê, Chapecó, Coronel Martins, Concórdia, Coronel Freitas, Cunha Porã, Cunhataí, Descanso, Dionísio Cerqueira, Faxinal dos Quedes, Formosa do Sul, Guaraciaba, Iporã do Oeste, Ipuaçu, Ipumirim, Iraceminha, Irati, Itá, Itapiranga, Jaborá, Joaçaba, Jupiá, Lindóia do Sul, Luzerna, Maravilha, Mondaí, Nova Erechim, Novo Horizonte, Ouro Verde, Palma Sola, Palmitos, Paraíso, Peritiba, Pinhalzinho, Piratuba, Planalto Alegre, Quilombo, Rio das Antas, Riqueza, Salto Veloso, Santa Terezinha do Progresso, São Carlos, São Domingos, São João do Oeste, São José do Cedro, São Lourenço do Oeste, São Miguel do Oeste, Saudades, Seara, Serra Alta, Sul Brasil, Tigrinhos, Treze Tílias, Tunápolis, União do Oeste, Vargeão, Xavantina, Xaxim.

The post Novas parcerias para produção de leite em SC appeared first on Economia SC.

Via: economiasc.com.br