
A Intervalor, empresa especializada na prestação de serviços de recuperação de crédito, e a Novigo, empresa com foco em tecnologia, ambas do Grupo Intervalor, realizaram uma pesquisa a fim de identificar, entre consumidores inadimplentes, o recebimento de 13º salário e gratificações extras, e a destinação desses recursos. Um dos dados relevantes obtidos com a pesquisa foi que 63% dos entrevistados, ainda receberão 13º salário ou gratificação extra. Ao serem questionados sobre o uso desse recurso extra, 71% disseram que pretendem direcionar esse valor para pagar dívidas. Apenas 13% pretendem economizar a quantia para projetos futuros. Outra questão levantada pela pesquisa foram os fatores que motivam os inadimplentes a quitar suas dívidas. Para 70% dos pesquisados, o maior incentivo são os grandes descontos, seguido pelo prazo maior para pagar a primeira parcela do acordo (17%) e o parcelamento estendido (10%). ”Essa é, sem dúvida, a melhor época do ano para que os credores recebam pagamentos. A ideia é aproveitar o recebimento do 13º para oferecer vantagens, descontos e boas condições de parcelamento a fim de gerar o desejo de quitação da dívida por parte do inadimplente”, analisa Phelipe Alvarez, Diretor Comercial e de Marketing da Intervalor. Outro dado revelado na pesquisa foi a necessidade de adequação das empresas de cobrança aos novos hábitos do consumidor. O acesso facilitado à internet e a popularização dos smartphones está alterando a preferência quando o assunto é o canal de negociação. 20% dos pesquisados disseram preferir negociar suas dívidas por portais de autoatendimento. Horários flexíveis também são preferência da maioria: 44% preferem negociar suas dívidas aos fins de semana ou durante o período da noite, quando estão mais tranquilos para analisar a proposta, fazer contas e optar por um acordo que poderão cumprir. Esses dados evidenciam uma nova tendência para o mercado de recuperação de crédito, que é facilitar o acesso do inadimplente às condições de quitar a dívida, seja por canais diferenciados de negociação ou por atendimento em horários estendidos. ”Quando fazemos a cobrança por telefone, as pessoas estão, muitas vezes, no ambiente de trabalho e se sentem constrangidas. Abrir canais on-line, fazer avisos via whatsapp ou oferecer a possibilidade de contato em horários alternativos pode ser uma saída para aumentar a eficiência da cobrança diminuindo os custos da operação e aumentando a satisfação do cliente”, destaca o executivo. Dentre os entrevistados, os jovens representam a maior parcela dos inadimplentes, sendo que a faixa entre 18 e 34 anos representa mais de 40% dos endividados. ”Percebemos com essa pesquisa que as pessoas querem sim pagar suas dívidas, mas também querem vantagens e condições para que o 13º salário não seja todo aplicado na quitação de pendências: além da tranquilidade de se livrar da dívida, os consumidores desejam também comprar alguns presentes e fazer uma boa ceia de Natal. Essa renda extra tem que render o suficiente para cobrir todas essas despesas. Nesse cenário cabe às empresas credoras aproveitarem o período propício para pagamento, quando os inadimplentes tem recursos para quitarem suas pendências. Descontos expressivos e condições facilitadas certamente fazem muita diferença”, diz. Os pontos destacados na pesquisa, reforçam a necessidade de iniciativas inovadoras, como a Virada do Crédito, evento criado pela Intervalor em 2013, que adota os mesmos conceitos do Black Friday, estimulando o pagamento de dívidas por meio de condições inéditas de negociação. A Intervalor e a Novigo ouviram mais de 700 pessoas em situação de inadimplência, no período entre 3 e 15 de novembro.
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Via: economiasc.com.br