
48% dos consumidores só terminarão de pagar as parcelas em maio, afirma SPC. Foto: Norberto Cidade/Divulgação
Uma pesquisa sobre o endividamento de fim de ano do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e do portal Meu Bolso Feliz mostra que 48% dos consumidores que compram no Natal só terminam de pagar as parcelas em maio. Essas pessoas vão abrir mão do débito e do dinheiro para comprar os presentes de natal a prazo. Considerando apenas os homens, esse hábito é ainda mais frequente, chegando a 54% dos entrevistados.
Com uma média de 4,9 parcelas por compra, esses consumidores devem pagar as parcelas até o mês de maio do ano que vem. Para chegar a este e outros resultados, os pesquisadores entrevistaram 624 consumidores de ambos os sexos e de todas as classes sociais nas 27 capitais brasileiras. A margem de erro é de 3,7 pontos percentuais.
De acordo com o estudo, as despesas com o Natal do ano passado já levaram 39% desses endividados ― pessoas que têm parcelas a pagar ― a terem o nome incluído em entidades de proteção ao crédito. Este percentual é ainda mais expressivo entre as mulheres (47%) e entre pessoas das classes C, D e E (55%).
Segundo a economista-chefe do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), Marcela Kawauti, o brasileiro deve fugir do superindividamento para não ter uma surpresa desagradável no início do ano que vem. “O orçamento doméstico costuma apertar no começo do ano com a cobrança de impostos como IPTU, IPVA e despesas com matrícula e material escolar. Se a pessoa não tem uma boa reserva para contar, acaba ficando inadimplente”, explica Kawauti.
The post Compras do Natal devem ser quitadas em maio appeared first on Economia SC.
Via: economiasc.com.br