
Índices do AgroFEA mostram que nível de confiança está abaixo de 100 pontos. Foto: Divulgação
O Índice de Confiança do Produtor Rural e o Índice de Confiança do Produtor de Soja (ICPRural e IPCSoja) referentes a outubro, elaborados pelo AgroFEA Ribeirão da USP, apresentaram queda em comparação aos índices divulgados nos mesmo período de 2013 e 2012. Os índices ficaram em 60,3 e 60,7 pontos, respectivamente. Em relação a outubro do ano passado, as quedas foram de 33% e 47% e seguem abaixo do nível de confiança que é de 100 pontos.
O Relatório Executivo mostra que todos os subíndices que compõem tanto o ICPRural quanto o IPCSoja sofreram queda significativa em comparação com os períodos anteriores. No ICPRural, o subíndice Preço, que mede a expectativa dos produtores com relação aos preços de venda, teve a maior queda e fechou a rodada com baixa de 22% em comparação com julho, marcando 47,4 pontos. No ICPSoja a queda foi ainda mais brusca, com baixa de 42% fechando com 35,2 pontos. A retomada da produção americana de soja foi apontada, pelos agricultores como principal fator para queda na confiança neste sub-índice.
No IPCRural, o subíndice Insumo foi o que sofreu menor queda. De acordo com os coordenadores do estudo, embora o custo dos insumos esteja alto, o risco de queda na produção ao não utilizar defensivos e fertilizantes explica a utilização de insumos mesmo diminuindo a margem de lucro do produtor. A situação foi semelhante com os produtores de soja, que indicaram queda de 8% no subíndice em comparação com julho deste ano e de 21,2% em comparação com outubro de 2013.
“No caso da soja mesmo com o aumento nos custos de insumos e a queda nos preços de venda a maioria dos entrevistados aposta na melhora no curto prazo e não desistiu da cultura”, afirma Roberto Fava Scare, professor da FEA-RP/USP e um dos coordenadores do índice.
The post Confiança dos agricultores teve queda histórica appeared first on Economia SC.
Via: economiasc.com.br

Rua 902, 530 – Centro – Bal. Camboriú/SC cdl@cdl-bc.com.br 47 3261 3300
