03 nov 2014

Em SC, engenheiros debatem os ruídos do carro

Engenheiros fazem pesquisas psicoacústicas que avaliam o conforto acústico no interior do veículo. Foto: Divulgação

Engenheiros fazem pesquisas psicoacústicas que avaliam o conforto acústico no interior do veículo. Foto: Divulgação

Hoje o volume do ruído emitido pelo carro não é mais determinante de conforto. Entender como o usuário percebe os ruídos é atualmente um dos desafios dos estudos na área. Este é um dos assuntos do Colloquium Internacional SAE Brasil de Ruídos e Vibrações 2014, que reúne experts dos Estados Unidos, Alemanha, Suécia e Bélgica, além do Brasil, a partir desta terça-feira, dia 4, e segue até quarta-feira, dia 5, no Oceania Convention Center, na praia dos Ingleses, em Florianópolis.

Promovido pela Seção Parará/Santa Catarina da SAE Brasil, o encontro terá quatro palestras, apresentação de 25 trabalhos técnicos (papers) e mostra de engenharia, com representantes das principais empresas dos segmentos automotivo e aeroespacial, como Brüel & Kjaer, LMS, D’altomare e Signalworks.

A preferência do consumidor por determinados carros com o mesmo nível de ruído, segundo Érico Fulco, um dos coordenadores do evento, foi um dos motivadores para a aplicação de pesquisas psicoacústicas, que avaliam o conforto acústico no interior do veículo. “Hoje não só medimos os ruídos como fazemos pesquisas com pessoas que avaliam o conforto no interior dos veículos. Antigamente quanto menor fosse o ruído, melhor. Hoje, o conforto no interior do veículo se tornou tão ou mais importante que o nível de ruído”, afirma.

A partir da pesquisa psicoacústica, a área de NVH (ruídos, vibrações e asperezas) busca desenvolver ruídos de acordo com o perfil de cada veículo. “Conseguimos gerar sensações de potência, esportividade e conforto”, diz.

Com o tema central “Tecnologia para a Redução de Ruído”, o encontro receberá entre os palestrantes acadêmicos e profissionais de empresas da área, que falarão para estudantes, engenheiros e técnicos de montadoras e autopeças do Brasil, com a expectativa de gerar avanços nos métodos e procedimentos de solução para problemas vibro-acústicos.

Nesta terça-feira, dia 4, Joachim Scheuren, professor adjunto do Departamento de Acústica Aplicada da Chalmers University of Technology, faz palestra sobre a “Análise do Caminho de Transferência – Experiências, Expectativas e Perspectivas”. “Esta apresentação abordará o estado de arte da tecnologia para identificar os caminhos de propagação vibro-acústica e fornecer orientação para a redução de ruído e vibração e sua propagação”, explica Samir Gerges.

No mesmo dia, Herman Van der Auweraer, diretor de Pesquisa Global da LMS, e Karl Janssens, gerente da Divisão de Pesquisa de Ensaio da LMS, falarão sobre o tema “Inovações na Análise de Caminhos de Transferência para Ruído Transmitido Via Caminho Aéreo com Foco no Teste de Ruído de Passagem”.

The post Em SC, engenheiros debatem os ruídos do carro appeared first on Economia SC.

Via: economiasc.com.br