
O evento, promovido pela Agriness, reuniu cerca de 250 suinocultores de todo o país. Foto: Divulgação
O futuro do agronegócio e a forma como a tecnologia pode ser utilizada para aumentar a produtividade e fortalecer a cadeia no setor foram os temas centrais do debate de encerramento da Conferência INFO360, realizada ontem, dia 25, em Florianópolis. O evento, promovido pela Agriness, reuniu cerca de 250 suinocultores de todo o país e apresentou no último dia de programação um debate com produtores, técnicos e fornecedores. O consenso é que o avanço do agronegócio no futuro está diretamente ligado à gestão da informação.
Durante o encontro foram levantados 15 temas do segmento com a participação de 18 palestrantes, entre eles, o atleta bicampeão mundial de vôlei Giovane Gávio, que relacionou a gestão de informação no voleibol às necessidades dos produtores. Outro ponto alto do evento foi o lançamento do livro “Suíno.Cultura”, elaborado pela Agriness com conteúdo dedicado à gestão na produção de suínos.
Também foram premiados no encontro os produtores do ano na 7ª edição da premiação Melhores da Suinocultura Agriness, resultado do processo de benchmarking de indicadores de produtividade realizado pela empresa, que é disponibilizado aos produtores mensalmente no ambiente online.
O presidente da Associação Brasileira das Empresas de Genética de Suínos (Abegs), Alexandre Rosa, lembrou que o perfil de mercado da suinocultura brasileira hoje se aproxima muito mais da venda de commodities. “O direcionamento, hoje, é produzir mais carne pelo menor custo, porque o mercado não remunera pela qualidade. Enquanto isso os mercados mais nobres do mundo exigem a padronização dos cortes ”, diz, ao ressaltar que o uso da informação pode apontar novas oportunidades.
O diretor de inovação e negócios da Agriness, Everton Gubert, ressaltou a importância da unificação de informações para que o mercado da suinocultura consiga avaliar cenários e tomar decisões. “É preciso criar uma única fonte de dados, de informações compartilhadas, disponíveis a todo momento, para agirmos como cadeia de produção. Hoje muitas empresas não oferecem esses dados”, afirmou.
O presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), Marcelo Lopes, garantiu que a articulação política, o marketing e a organização da produção nas granjas são pilares importantes, mas que outro tipo de mobilização é urgente para dar segurança ao setor. “Toda a insegurança precisa ser trabalhada com a gestão da informação, para que não se repitam os efeitos de crises graves como a que ocorreu em 2012 no setor.”
The post Conferência debate sobre o futuro da suinocultura appeared first on Economia SC.
Via: economiasc.com.br

Rua 902, 530 – Centro – Bal. Camboriú/SC cdl@cdl-bc.com.br 47 3261 3300
