
Grupo do Jovemcoop de Canoinhas. Foto: Divulgação
O cooperativismo é o tema do segundo módulo do Programa Juventude Cooperativista – Jovemcoop, ministrado neste mês, no Oeste, Planalto Norte e Vale do Contestado em Santa Catarina. O Projeto, que teve início no mês de julho, é promovido pelo Serviço de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop Nacional e de Santa Catarina) em parceria com o Instituto Caminhare, de Florianópolis. O programa reúne filhos de associados das cooperativas Cooper A1 (Palmitos), Auriverde (Cunha Porã), Cooperalfa (Porto União e Canoinhas) e Cooper Itaipu (Pinhalzinho).
A sócia do Instituto Caminhare e instrutora do Programa, Ivonez Xavier de Almeida, ressalta que esse módulo tem por objetivo a sensibilização e inclusão dos jovens no ambiente cooperativo. “Mais que transmitir conteúdo, o importante é criar um ambiente onde os jovens tenham experiências que permitam a reflexão sobre a necessidade de viver a cooperação e o cooperativismo em cada ato, seja neste grupo, em casa, na escola, na sociedade ou na cooperativa”.
Segundo Ivonez, os jovens recebem e compreendem os ensinamentos do segundo módulo de forma vivencial, experimentando realmente como é cooperar, além de entender gradativamente como é o sistema cooperativista. “Já na primeira aula, eles têm a possibilidade de aplicar o aprendizado em uma ação cooperativa que será realizada nos próximos quinze dias, em grupo. Essa ação cooperativa tem o objetivo de internalizar, por meio da experiência, tudo aquilo que viveram em sala de aula”, salienta.
São trabalhados nesta fase temas como cooperação; origem do sistema cooperativo no mundo e no Brasil; princípios e valores do cooperativismo; fundação e funcionamento das cooperativas; classificação e organização das cooperativas; relação entre cooperativa e cooperado – papéis desempenhados por cada participante; e gestão integrada (cooperativa e cooperado).
O presidente da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc) e do Sescoop/SC, Marcos Antônio Zordan, enfatiza que o Programa é um importante investimento para o fortalecimento dos princípios cooperativistas, a formação de líderes e a qualificação e capacitação dos jovens para a vida econômica dentro e fora das propriedades rurais. “Sabemos que nem todos ficarão na agricultura, mas, permanecendo ou não, queremos que todos estejam qualificados para os desafios da vida moderna”.
A coordenadora de promoção social do Sescoop/SC, Patricia Gonçalves de Souza, explica que o Jovemcoop assegura aos filhos de cooperados uma experiência vivencial e de aprendizado no cooperativismo, elaboração de projetos, empreendedorismo, gestão e comportamento. Criado pelo Sescoop Nacional, o programa no Estado de Santa Catarina consiste em dois seminários e 12 encontros, totalizando 196 horas de capacitação. Os temas dos encontros foram escolhidos pelas cooperativas envolvidas e vão desde oratória até desenvolvimento de equipes, liderança e legislação cooperativista.
The post Programa Jovemcoop debate sobre o cooperativismo appeared first on Economia SC.
Via: economiasc.com.br