19 set 2014

Fecomércio faz visita técnica ao Canal do Panamá

 A comitiva pôde ver de perto como funciona a operação do Canal, além de conhecer dados econômicos e curiosidades históricas do espaço. Foto: Efraín Álvarez/Divulgação

A comitiva pôde ver de perto como funciona a operação do Canal, além de conhecer dados econômicos e curiosidades históricas do espaço. Foto: Efraín Álvarez/Divulgação

Os integrantes da Missão Empresarial da Fecomércio SC realizaram na quinta-feira, dia 18, uma visita técnica ao Canal do Panamá. A comitiva pôde ver de perto como funciona a operação do Canal, além de conhecer dados econômicos e curiosidades históricas sobre a construção de uma das rotas comerciais mais importantes do mundo.

O Canal do Panamá completou 100 anos em 2014 e é a principal ligação marítima entre os oceanos Atlântico e Pacífico. Com capacidade para operar cargueiros com até 4.500 contêineres, o Canal movimenta 14 mil navios por ano, cerca de 35 por dia. A administração do Canal arrecada, em média, US$ 2,4 bilhões de dólares, anualmente, através das taxas de operação que são cobradas.

Os representantes da administração do Canal detalharam aos empresários da Fecomércio SC como o espaço está sendo ampliado. Com previsão para entrar em operação em 2016, as obras encontram-se na última etapa de execução e já consumiram US$ 5,2 bilhões.

O investimento deve ter um retorno garantido. Segundo informou o gerente de desenvolvimento comercial, Ricardo Ungo, a nova ligação entre o Atlântico e o Pacífico deve triplicar a capacidade de gerenciamento de cargas. O projeto também prevê um parque logístico, um parque industrial, e um terminal para importação e exportação de veículos.

A ligação transoceânica responde por 6% do PIB do Panamá, mas, indiretamente, cerca de 50% dos serviços do país têm relação com ele. Marcelo Petrelli, membro do conselho fiscal da Fecomércio SC e presidente do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de Santa Catarina, resumiu a experiência que foi conhecer o Canal. “Eu frequento todos os portos de Santa Catarina, inclusive as operações portuárias, e realmente nunca vi nada parecido, tão bem organizado e tão bem estruturado como se tem aqui”, afirmou.

O Canal do Panamá é uma obra de engenharia que impressiona tanto pela extensão de quase 80 Km quanto pelo seu mecanismo de funcionamento. Com um sistema de eclusas que servem para subir ou descer em etapas os navios, já que o Canal está 26 metros acima do nível do mar, a travessia pode levar até 10 horas.

Durante a visita técnica da Fecomércio SC, a comitiva que integra a Missão Empresarial ao Panamá conheceu a eclusa de Miraflores, que também é aberta à visitação de turistas. O vice-presidente da entidade, Herton Scherer, ficou entusiasmado com o que presenciou. “Foi uma experiência fantástica o que a gente viu hoje, principalmente a maneira como eles operam o canal”, destacou.

The post Fecomércio faz visita técnica ao Canal do Panamá appeared first on Economia SC.

Via: economiasc.com.br