
Equipe quer conhecer modernização realizada na instituição de microcrédito de SC. Foto: Divulgação
Na quinta-feira, dia 21, representantes do Programa Agroamigo, do Banco do Nordeste do Brasil, maior banco de desenvolvimento regional da América Latina, estarão em Blumenau para visitar a BluSol, instituição que oferece microcrédito ao empreendedor de micro e pequenos negócios. O objetivo é conhecer o processo de modernização do trabalho dos agentes de crédito com uso de tablets, tecnologia utilizada pelos agentes da instituição há dois anos.
O Banco do Nordeste, que atua na promoção do desenvolvimento sustentável, tem sede em Fortaleza, no estado do Ceará, e atende cerca de dois mil municípios, abrangendo os nove estados da região Nordeste, o norte de Minas Gerais e o norte do Espírito Santo. “O Banco do Nordeste gostou muito da nossa tecnologia e agora quer implantar lá, por isso vem até aqui para conhecer de perto como funciona essa metodologia”, afirma o diretor executivo do BluSol, Amadeu Trentini.
Tecnologia
Há dois anos a BluSol iniciou o processo de digitalização com o uso de tablets, a fim de diminuir o uso de papel, tinta de impressora e energia. O sistema foi criado pelo responsável pela tecnologia da informação, Elon Thiem. Para melhorar o processo, Thiem explica que cada agente de crédito ganhou um tablet com um aplicativo, que foi desenvolvido exclusivamente para atender essa demanda, onde é possível coletar todas as informações. Outras ferramentas foram adicionadas na tecnologia, que possibilitam escanear documentos e ainda organizar a rotina de atendimento.
Atualmente todas as informações digitadas e também as escaneadas ficam armazenadas em pastas virtuais, ou seja, em nuvem. “O resultado trouxe mais mobilidade ao agente de crédito e redução do uso de papel e tinta para impressão em 95% no processo de crédito e montagem de pastas”, garante Thiem. Todos os agentes de crédito receberam instruções de como usar a tecnologia e hoje o processo é 100% digital. “No começo foi um pouco complicado mudar o procedimento, até mesmo por uma questão cultural. Mas hoje não tem comparação e ninguém quer voltar ao processo antigo”, afirma o agente de crédito Anderson Ricardo Correa.
De acordo com o diretor executivo da BluSol, Amadeu Trentini, o investimento total foi de R$100 mil e o retorno desse valor deve ocorrer em 18 meses. Ele destaca que um dos ganhos mais imediato foi em relação à sustentabilidade. “Num mundo cada vez mais informatizado e com a grande preocupação com o meio ambiente não é mais possível admitir o gasto de tanta matéria prima”, aponta Trentini.
The post Banco do Nordeste vem a Blumenau buscar tecnologia appeared first on Economia SC.
Via: economiasc.com.br