02 jul 2014

Catho-Fipe estima taxa de desemprego do mês em 5%

emprego

IBGE não divulgou taxa de maio, mas estimativa de junho pode representar aumento. Foto: Divulgação

A taxa de desemprego de junho medida pela PME/IBGE deve ficar em 5,0%, segundo a projeção Catho-Fipe. Esse valor é 0,9 ponto percentual menor do que o registrado em junho de 2013, o que confirma a tendência de queda desse indicador.

O IBGE não divulgou a taxa de desemprego de maio, porque os dados de duas das seis regiões pesquisadas não foram disponibilizados. Com base nas quatro taxas regionais divulgadas, a taxa de desemprego parece ter ficado estável na comparação de maio com abril. Assim, esse resultado de 5,0% para junho pode representar uma pequena elevação na comparação mensal.

Se confirmado, será o menor valor para um mês de junho de toda a série histórica, iniciada em 2002. Por questões sazonais, o início do ano normalmente apresenta movimentos de alta na taxa de desemprego. É uma época em que as pessoas que deixaram a força de trabalho no final do ano retomam a busca por vagas, levando a um aumento natural na proporção de desempregados. Esse ano, porém, tem exibido comportamento atípico. Desde o início do ano, a taxa de desemprego tem oscilado ao redor de 5,0%, sendo que em março e em abril a taxa caiu em relação a fevereiro e março respectivamente pela primeira vez desde o início da série.

The post Catho-Fipe estima taxa de desemprego do mês em 5% appeared first on Economia SC.

Via: economiasc.com.br