17 nov 2014

Varejo precisa se reinventar para conquistar o novo mercado consumidor do mundo digital

Presidente do Conselho de Interação e e-Commerce da Fecomércio de São Paulo e um dos fundadores da E-bit e do Buscapé, Pedro Guasti, veio, a convite da Fecomércio SC, fazer uma palestra durante o Inovar SC, evento realizado na terça-feira, no auditório da Fiesc. Em sua fala, Guasti disse que o varejo precisa se reinventar para este novo mercado consumidor que cada vez mais utiliza o ambiente digital nas suas compras, algo que vai ao encontro da iniciativa do Fecomércio Shopping, a plataforma de e-commerce da Fecomércio SC que teve seu pré-lançamento na última segunda-feira para diretores e conselheiros da entidade.

Guasti apresentou números que dão conta deste crescimento do mundo digital. De uma população total de 7 bilhões de pessoas no planeta, 2,5 bilhões são internautas e existem, no mundo inteiro, 6,5 bilhões de celulares. Segundo ele, o e-commerce mundial movimentou US$ 1,2 trilhão em 2013; a América do Norte teve a maior parte desse comércio, com US$ 419 bilhões em 2013, um crescimento de 12,2% em relação ao ano anterior. Já a América Latina movimentou apenas US$ 45 bilhões no ano passado, mas apresentou um crescimento de 22,1% na comparação com 2012.

No Brasil, 105 milhões de pessoas têm acesso à internet, mas 126,6 milhões de pessoas têm acesso à banda larga, seja em casa, instituições públicas ou no ambiente de trabalho. Do total de domicílios brasileiros, 43% têm acesso à internet (nas classes A e B esse índice é de 98% e 80%, respectivamente).