31 mar 2021

Varejo e e-commerce lideram engajamento no Facebook e no Instagram

As empresas de varejo, físico e virtual, devem estar atentas a redes sociais como o Facebook e o Instagram, que geram grande engajamento dos consumidores. É o que alerta o estudo mais recente da Socialbakers, plataforma de soluções para a otimização de performance corporativa em redes.

 

O levantamento mostra o setor de varejo como líder em engajamento no Facebook, com 19,6% do total de interações da rede. O varejo tomou o lugar da categoria e-commerce, que ocupava a primeira posição no ano passado e agora aparece na vice-liderança.

 

No Instagram, as coisas mudam pouco: o primeiro lugar ficou com o e-commerce, que contou com 23,4% das ações dos usuários. O setor havia ficado na segunda posição em 2019, quando a liderança da rede social em engajamento era do segmento de moda.

 

O setor de serviços alimentícios, que aparecia na quarta posição no ranking do Facebook no levantamento anterior, agora não está mais em destaque no top 5 da rede social, dando lugar para a indústria de beleza, que não aparecia no último estudo e agora conta com 8,5% das interações.

 

De acordo com Alexandra Avelar, country manager da Socialbakers, as redes sociais devem ter destaque na comunicação com os consumidores. “Este ano, devemos perceber oscilações ascendentes em uma série de áreas, incluindo comércio social, investimento em publicidade e o uso de micro influenciadores. Além disso, com tantos consumidores continuando a recorrer aos canais digitais, as redes sociais se tornarão cada vez mais um componente crucial da experiência do cliente”, comenta.  (Fonte: Mercado e consumo).

 

Confira os setores que se destacaram em cada uma das redes sociais em 2020:

 

Facebook

Varejo – 19,6% das interações;

E-commerce – 16,2% das interações;

Beleza – 8,5% das interações;

Serviços – 8,4% das interações;

Moda – 6,6% das interações.

 

Instagram

E-commerce – 24,5% das interações;

Moda – 22,5% das interações;

Varejo – 14% das interações;

Beleza – 11,6% das interações;

Serviços – 7,6% das interações.