19 jan 2016

Os 30 Erros mais Comuns das Empresas

Caro Leitor, o mundo tem passado por grandes mudanças e as Empresas precisam se adaptar ao novo Contexto da Mundialização do Comportamento do Consumidor que pressiona por melhores Processos Internos e este por sua vez, pressiona por novas Competências de Gestão. Para isso, a capacidade de transformar informação em ação de forma rápida passou a ser um fator crítico de sucesso. Confira quais são os erros mais comuns tomados pelas empresas. Não é nosso interesse esgotar as possibilidades sobre este assunto, apenas “provocar” uma reflexão em cada leitor sobre o Modelo de Gestão que sua Empresa adota. Vejamos as principais falhas:

1. Acreditar que basta colocar um software de gestão para controlar tudo da empresa.

2. Ausência de uma Visão de Futuro clara e compartilhada internamente.

3. Acrescentar às contas da empresa, suas contas particulares e até as contas da família, para o funcionário controlar.

4. Para cada Novo Processo, uma Nova Pessoa para executar.

5. Investir em Pessoas erradas.

6. Valor do pró-labore crescente e/ou indefinido (variável) todo mês.

7. Não registrar as entradas e saídas de dinheiro com precisão e no instante do fato.

8. Não dispor de um plano de contas gerencial (não tributário) que identifique e agrupe as principais contas da empresa (entradas e saídas no caixa e receita e despesa no demonstrativo de resultados).

9. Exigir do funcionário melhor controle, sem este dispor das condições da segurança e da autonomia para controlar o caixa.

10. Colocar o funcionário do financeiro para fazer outros serviços ou serviço externo.

11. Ausências de Processos-Chave para executar corretamente a Estratégia Empresarial ou até mesmo a ausência desta.

12. Acreditar que o saldo do caixa no final do mês é o lucro da empresa.

13. Não controlar e fazer inventários periódicos, valorizando o estoque.

14. Não dispor de controles a fim de conhecer com precisão o estoque inicial, estoque final e o custo da mercadoria vendida (ou custo da matéria prima).

15. Ausência de Uma Política de Recursos Humanos.

16. Não fazer uma reserva de caixa para despesas eventuais de final e inicio de ano.

17. Acreditar que é difícil (ou impossível) fazer uma previsão de fluxo de caixa.

18. Confundir lucratividade com rentabilidade.

19. Confundir fluxo de caixa com demonstrativo de resultados.

20. Confundir custos fixos com variáveis e vice-versa.

21. Ausência de Estudo sobre os Custos Reais da Empresa.

22. Líderes mal treinados ou sem perfil para Liderar.

23. A dinâmica do trabalho define as prioridades do dia a dia.

24. Confundir regime de caixa com regime de competência.

25. Não calcular e atualizar o capital de giro necessário para a empresa.

26. Não conhecer e nem calcular o seu ponto de equilíbrio para controle, tomada de decisões e criação de estratégias sazonais.

27. Não saber com precisão qual o lucro (ou prejuízo) da empresa.

28. Acreditar que são os funcionários que precisam da empresa (emprego).

29. Contratar mais parentes baseado somente pela confiança e/ou por pena.

30. Prescindir das novas tecnologias da informação. Como consequência dessas inconformidades, a empresa estagna, não consegue mais crescer e logo em seguida passa a entrar em declínio. Depois passa a depender de empréstimos bancários e por último passa a demitir funcionários para diminuir a folha de pagamentos. Com isso cai a produtividade e a qualidade dos serviços.

Pense nisso e até a próxima!