19 jul 2013

Número de famílias catarinenses endividadas permanece em crescimento

 

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência dos Consumidores (PEIC) de julho de 2013, divulgada nesta quarta-feira pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio-SC), revela que, na comparação com junho, o número de catarinenses endividados permanece em ascensão, com crescimento de 2,2 pontos percentuais, subindo de 86,5% em junho para 88,7% em julho.

 

Ainda segundo o estudo, na comparação anual também houve crescimento, de 2,8 pontos percentuais, e as famílias com renda superior a 10 salários mínimos continuam sendo as que mais endividadas (92,2%), comparando com as de renda inferior (87,7%). Em um cenário geral, o nível de endividamento das famílias apresentou melhora mensal, mostrando pequena queda dos muito endividados (0,3 pontos percentuais), passando de 20,5% em junho para 20,2% em julho, e dos mais ou menos endividados, que passaram de 47,3% para 45,4%. Houve expressivo aumento dos pouco endividados: de 18,6% para 23,1%. Por fim, aqueles que responderam não ter dívidas desse tipo somam 11,3%.

 

O cartão de crédito é o líder dos agentes no endividamento catarinense. Pelo menos 57,7% dos entrevistados declararam usar essa forma de pagamento nas compras. Em segundo, terceiro e quarto lugar aparecem, respectivamente, os carnês (11,9%), os financiamentos de carros (11,7%) e os financiamentos de casas (10%). “Por outro lado, se o varejo vem sentindo o impacto do endividamento em seu volume de vendas, não existe risco de um aumento descontrolado da inadimplência. Ou seja, o que fica prejudicada é a capacidade das famílias efetivarem novas compras com o recurso do crédito, o que aprofunda o quadro de desaceleração do crescimento da economia brasileira como um todo”, explica Mulinari.