23 mar 2018

MEDO DE FRACASSAR É UM DOS PRINCIPAIS DESAFIOS DA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NO VAREJO

Quando falamos sobre transformação digital, o setor de varejo mostra-se bastante desenvolvido. Entretanto, enquanto 93% das organizações afirmam ter uma estratégia digital claramente definida, o setor está atrasado com relação à conclusão de projetos com resultados. É o que revela a pesquisa global da Fujitsu, The Digital Transformation PACT1.

O estudo, realizado com 189 líderes empresariais no setor varejista, é um recorte de uma pesquisa mais ampla que analisou a perspectiva de 1625 executivos com relação aos quatro elementos estratégicos necessários para a transformação digital bem sucedida: Pessoas, Ações, Colaboração e Tecnologia (PACT). A análise revela que o medo do fracasso é um dos grandes desafios enfrentados pelos varejistas com projetos que envolvem transformação digital – 70% admitem que o medo faz com que eles desacelerem.

Apesar dos desafios apresentados, a maioria dos varejistas espera retorno financeiro e benefícios operacionais com os projetos de digitalização nos próximos 18 meses. Alinhada à esta perspectiva otimista, 86% dos participantes acreditam na existência de uma cultura de inovação em suas organizações e apontam que processos e comportamentos são fatores determinantes na realização de suas estratégias digitais (33% e 24%, respectivamente).

Falta de habilidades digitais

O estudo aponta também as áreas chaves que precisam ser desenvolvidas: 71% dos varejistas concordam que, atualmente, há uma clara falta de habilidades digitais em suas empresas.

A digitalização afeta os processos, receitas e modelos de negócios

Transformar digitalmente significa, para 31% dos entrevistados, transformar os modelos de negócios e as receitas de suas organizações. Já 58% enxergam o conceito como a criação de novos processos de negócios digitais.

Os clientes conduzem a transformação digital

Não surpreendentemente, 66% dos participantes da pesquisa apontam os clientes como o maior fator influente na transformação digital: 91% por cento admitem que seus clientes esperam que sejam mais digitais e 69% acreditam que a transformação digital leva a uma maior concorrência.