08 maio 2020

Empresário, não se descuide: uso da máscara é fundamental no combate à Covid-19

O uso de máscaras se tornou uma parte importante do combate à Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Dados científicos recentes constataram que a transmissão da Covid-19 pode ocorrer mesmo antes do indivíduo apresentar os primeiros sinais e sintomas. Por esse motivo, o Ministério da Saúde passou a recomendar o uso de máscaras faciais para todos.

 

No entanto, diante da insuficiência mundial de insumos, foi solicitado aos cidadãos para que produzam a sua própria máscara de tecido, com materiais disponíveis no próprio domicílio. “Esse é o principal instrumento de controle da doença disponível no momento”, afirma o ministério.

 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o uso das máscaras não oferece proteção integral. O uso do acessório sozinho é insuficiente e precisa seguir com a demais medidas de proteção, higiene e etiquetas de respiração: lavar as mãos com água e sabão, manter distanciamento social e não compartilhar objetos.

 

Em Balneário Camboriú, o uso de máscaras de proteção facial é obrigatório para evitar a transmissão comunitária do Coronavírus. O decreto estabelece a obrigatoriedade do uso de máscaras por toda população em circulação em ruas, avenidas, calçadas, locais de prática esportiva e áreas comuns de condomínios horizontais e verticais.

 

O decreto obriga ainda o uso de máscara por motoristas e usuários de táxis e transporte individual ou compartilhado de passageiros, para acesso aos estabelecimentos considerados como essenciais (supermercados, mercados, farmácias, entre outros), para acesso aos demais estabelecimentos comerciais que tiveram as atividades retomadas, para o desempenho das atividades em repartições públicas e privadas, e para o acesso nestas repartições.

 

Também determina que os estabelecimentos privados cujas atividades estão permitidas deverão tomar as providências necessárias para o cumprimento do estabelecido no decreto pelos seus funcionários, colaboradores e clientes, inclusive impedindo que estes ingressem ou permaneçam no local sem a utilização da máscara de proteção facial.