05 jun 2019

Dia Mundial do Meio Ambiente

O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado hoje, tem como principal objetivo chamar a atenção da população mundial para os problemas ambientais e preservação dos recursos naturais do planeta.

Cada um de nós precisa revisar hábitos do consumo do dia a dia para diminuir o impacto no meio ambiente e exigir dos governantes medidas mais eficazes para combater os excessos.

Se nada for feito, o consumo exagerado dos recursos, a emissão de gases poluentes, degradação ambiental e a poluição geral destruirão todos os ecossistemas, alterando o modo como vivemos atualmente, comprometendo inclusive, nossa sobrevivência.

Este dia nos lembra que cada um de nós tem a missão de fazer a diferença.

Todos nós podemos colaborar para preservar a natureza com pequenas atitudes e mudanças de hábitos, porém com grande impacto no meio ambiente.

Selo Social

Em fevereiro deste ano, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Balneário Camboriú(CDL-BC) foi certificada com o Selo Social pelo segundo ano consecutivo. A entidade foi certificada pelo trabalho desenvolvido no projeto “Recicla CDL nas Escolas”, e outros três projetos específicos.

O programa  Recicla CDL nas Escolas é direcionado a estudantes da rede de escolas públicas municipais de ensino fundamental da cidade. Dentre as atividades realizadas, está a sensibilização e conscientização dos estudantes aos problemas ambientais, além de incentivar a participação através do concurso Recicla CDL na Escola, que conta com duas modalidades: Desenho para alunos do 1º ao 5º ano, e Redação para os que estão entre o 6º e o 9º ano.

Os trabalhos que se destacarem serão encaminhados à FCDL-SC, onde uma comissão estadual se reúne para selecionar e premiar os cinco melhores de cada categoria.

Dicas simples para você implantar no seu estabelecimento e também ajudar o planeta

• Compre copos de vidro, ou canecas personalizados, e diminua o consumo de copos descartáveis.
  • Troque as lâmpadas convencionais por lâmpadas de LED, que consomem menos energia.
  • Sinalize! Isso mesmo! Plaquinhas de conscientização podem ser usadas para estimular os funcionários à adoção de alguns hábitos que devem ser mantidos em prol da economia da empresa.
  • Desestimule as  impressões desnecessárias.
  • Escolha os fornecedores certos! Procure optar por parceiros que possuem padrões de qualidade e garantias de respeito com o meio ambiente, e também, com os direitos dos seus trabalhadores.
  • Recicle o lixo.
  • Não desperdice água.
  • Troque seu carro pela bicicleta sempre que puder, além de ajudar o meio ambiente, fará bem para a sua saúde.
  • Não jogue as pilhas no lixo comum. Se mal descartadas, elas podem contaminar o solo e lençóis freáticos.
  • Experimente trocar as lâmpadas incandescentes pelas fluorescentes: gastam até cinco vezes menos energia e duram muito mais.
  • Evite comprar mercadorias com muitas embalagens e quando possível, leve sua sacola ecológica para carregar os produtos

Gostou desse conteúdo? Saiba que a CDL tem ainda mais para te oferecer! Associe-se!