26 jun 2019

Como impulsionar o famoso “Marketing boca a boca”?

O Marketing boca a boca, seja ele on-line ou off-line, é quando pessoas compartilham sobre as suas experiências com um produto ou serviço, e é uma ótima estratégia para conquistar e manter a fidelidade de seus clientes.

Mas o que faz ser uma estratégia tão eficaz? O principal fator que faz com que o Marketing Boca a Boca funcione em qualquer mercado é o comportamento do consumidor.

Quando o lojista passa a entender a mente do consumidor e começa a satisfazer suas necessidades, consegue a fidelização dos clientes. Quando o cliente então é fidelizado, ele passa a compartilhar as suas experiências. Embora seja importante lembrar que o contrário também ocorre.

Hoje, com o acesso à internet e às redes sociais, as pessoas estão muito mais propensas a compartilhar, assim como pedir ou pesquisar indicações sobre a qualidade de um produto ou serviço.

Por isso, hoje listamos algumas dicas de como melhorar o Marketing Boca a Boca da sua empresa, criando uma boa reputação e conquistando novos clientes.

1 – Invista em marketing de relacionamento

Criar e manter um relacionamento com seus consumidores, além de imprescindível, é muito eficaz para o Marketing Boca a Boca. Ações que oferecem continuamente benefícios para quem opta pela sua empresa diante da concorrência podem ser fundamentais para se estabelecer no mercado.

Além disso, clientes que se sentem valorizados e felizes com a qualidade do produto ou do serviço prestado tendem a ser mais fiéis e a fazer indicações com mais frequência a seus conhecidos e familiares, pois querem que sintam a mesma experiência.

2 –  Atenda bem o cliente sempre

Problemas sempre acontecem! Defeitos e trocas, podem e devem ser uma forma de demonstrar ao cliente a importância de tê-lo. Afinal, sem consumidores, a sua marca não existe.

Por isso, utilize as redes sociais não apenas como canal para propagar as suas informações, mas também como forma de atender de forma ágil e fácil. Além disso, invista em treinamentos, pesquisas de satisfação e outras ferramentas de avaliação para fazer com que cada comprador tenha sempre a certeza de que sua empresa é a melhor escolha.

3 – Aprenda a lidar com os feedbacks negativos.

Mesmo com todos os seus esforços, algum cliente saiu se sentindo frustrado ou iludido? Um comentário desfavorável sobre sua marca causa um efeito oposto, mas é preciso lidar com a situação.

Portanto, se você errou, peça desculpas. Se o cliente teve algum problema, procure solucioná-lo da maneira mais rápida e efetiva possível. Mostre-se sempre solícito, aprenda com os erros e se esforce para não cometê-los novamente.

4 – Foque na experiência do cliente no processo de venda

Além de oferecer um bom atendimento, é fundamental oferecer uma boa experiência de compra. Sim, isso mesmo! Afinal, transmitir uma boa experiência é a alma do Marketing Boca a Boca.

Oferecer facilidades durante a jornada de compra, tornando-a mais cômoda possível, além de ser uma ação de fidelização de clientes, também é uma forma de fazer com que ele recomende a sua empresa para conhecidos.

Gostou desse conteúdo? Saiba que a CDL tem ainda mais para te oferecer! Associe-se!