16 ago 2013

CDL Jovem lança campanha de coleta de pilhas e baterias

papa pilhas_news 02A Câmara Jovem da Câmara de Dirigentes Lojistas de Balneário Camboriú (CDL-Jovem) acaba de lançar a campanha “Papa Pilhas”, com objetivo de conscientizar a população sobre os danos causados na natureza por uma simples pilha descarada de forma incorreta. A contaminação do solo e lençóis freáticos são algumas das conseqüências do descarte incorreto de pilhas e baterias usadas.

De acordo com o coordenador da Câmara Jovem, Bernardo Werner, estão espalhados pontos de coletas de pilhas em estabelecimentos comerciais da cidade. Os chamados papa-pilhas ficam em locais estratégicos, visando chamar a atenção da população para a importância de dar um destino correto ao material.  Alguns dos elementos encontrados nas pilhas são capazes de provocar doenças renais, câncer e problemas no sistema nervoso central.

No Brasil, são mais de 1 bilhão de pilhas e cerca de 400 milhões de baterias de celular produzidas e comercializadas todos os anos. Grande parte das pilhas e baterias descartadas são jogadas no lixo comum sem nenhum tratamento técnico especifico.

Lixo eletrônico

Descartar corretamente o que você não usa mais é uma atitude responsável que ajuda a preservar o meio ambiente. Para incentivar este movimento, a Câmara Jovem também está desencadeando uma campanha permanente de coleta de lixo eletrônico.  O material pode ser enviado para a sede da CDL, que fica na Rua 902, número 50, bem no Centro de Balneário Camboriú.

Bernardo Werner explica que o objetivo é estimular as pessoas a dar um destino correto a equipamentos que não estão em funcionamento como computadores, notebooks, impressoras, scanners, mouses, teclados e telefones. Na fabricação esses equipamentos utilizam elementos como chumbo, fósforo e cádmio, que quando jogados na natureza podem causar sérios riscos ao meio ambiente.  A ideia é coletar esse material na CDL para depois encaminhar a uma empresa especializada em reciclagem.