24 jan 2020

CDL de Balneário Camboriú empossa nova diretoria no dia 29 de janeiro

A busca de soluções para demandas do comércio local ganha um novo reforço a partir deste mês. A nova diretoria da Câmara de Dirigentes Lojistas de Balneário Camboriú (CDL-BC) para o biênio 2020/2021 será empossada oficialmente na próxima quarta-feira, 29 de janeiro, em solenidade na sede da entidade. Até 2021, a CDL será presidida pelo empresário Vilton João dos Santos, distribuidor dos purificadores Europa para Balneário Camboriú e região.

Neste período, segundo Vilton, a bandeira da entidade será “CDL2020 –Inovação e Humanização”. “Vamos buscar inovação em todas as áreas, no nosso planejamento estratégico, nos treinamentos ao setor, na forma de nos relacionarmos com os empresários e nas estratégias que criaremos para aumentar o quadro de associados”, destaca. A nova diretoria da CDL também quer ampliar a aproximação com as empresas associadas e aperfeiçoar a comunicação com o comércio local, imprensa e comunidade.

Vilton dos Santos chega à presidência da CDL com a proposta de implantar um formato de gestão horizontal, semelhante ao que usa no próprio negócio. Para isso, uma de suas primeiras ações será a contratação de uma mentoria administrativa e financeira para a CDL, que em 2020 completa 43 anos como a mais antiga entidade de classe de Balneário Camboriú. Vilton também começa a implantar um forte conceito de time e a investir na capacitação da equipe interna e da diretoria. A intenção é levar esse método aos associados, além de estabelecer diferentes parcerias que propiciem o desenvolvimento do setor.

Atuando no comércio há 30 anos, Vilton participa da CDL de Balneário Camboriú desde outubro de 2007, quando se filiou à entidade.  Ele conta que, em um primeiro momento, ficou surpreso ao ser convidado para concorrer à presidência, pois não fazia parte dos seus planos. “Fiquei muito lisonjeado pelo convite e o creditei à imagem que construímos em uma jornada de 30 anos no comércio local”, diz.

Complexidade do setor

Conforme Vilton, como o comércio de Balneário Camboriú tem características únicas que conferem um nível de complexidade não encontrado em nenhum outro município, acaba sofrendo os reflexos da sazonalidade e da falta de planejamento, principalmente na hora de abrir novos negócios. “Hoje só sobrevive quem profissionaliza sua gestão”, avalia. Nesse sentido, a intenção é buscar essa profissionalização e ajudar a diminuir os impactos da sazonalidade.

A nova diretoria também quer elaborar estratégias criativas e inclusivas para dar mais visibilidade ao setor. Neste sentido, a proposta é comunicar todas as ações de forma eficaz, adotando posicionamentos de maneira clara e objetiva. “Queremos nos tornar um grande construtor de pontes entre pessoas, entidades, setores público e privado, líderes e liderados”, completa Vilton.

Composição Diretoria CDL

Presidente: Vilton João dos Santos