10 jun 2019

Benefícios da Certificação Digital

Atualmente, a Certificação Digital é o que há de mais moderno em termos de segurança para proteger informações trocadas no ambiente virtual. Trata-se de um documento eletrônico seguro que identifica uma empresa ou uma pessoa, permitindo ao usuário comunicar e efetuar transações eletrônicas de forma rápida, sigilosa e com validade jurídica.

Na prática, é como se fosse uma carteira de identidade eletrônica que garante a identidade das partes envolvidas.

O Certificado Digital existe para facilitar sua vida e evitar que você perca tempo fazendo presencialmente muitas coisas que poderia resolver online. Atividades como reconhecimento de firmas, entrega de documentos via motoboy e ídas ao banco, por exemplo, podem ser substituídas por transações online com garantia da autenticidade e com toda proteção das informações trocadas.

Tecnologia e segurança

Segundo estudo da Serasa Experian, a cada 16 segundos acontece uma tentativa de fraude no Brasil. Dessa forma, é preciso lembrar que em uma assinatura convencional, a manuscrita, a única segurança que temos do processo está na capacidade de indivíduo produzir uma marca única, com as características em seu modo de escrever.

Já na assinatura digital, a segurança está atrelada à posse do par de chaves criptográficas único para cada pessoa. Essas chaves são geradas aleatoriamente por funções matemáticas e trabalham em conjunto na validação das assinaturas.

A chave privada é guardada sob a posse do usuário, de maneira individual, e é usada para decifrar as informações. Enquanto a chave pública é utilizada para o envio das informações sigilosas.

Principais benefícios da Certificado Digital:

•         .Assinatura de notas fiscais, conhecimentos de transporte eletrônico (CTs-e) e manifestações do destinatário;
  •         Desburocratização de processos, tendo em vista, que dispensa reconhecimento de firma.
  •         Assinatura e envio documentos pela internet;
  •         Realização de transações bancárias com mais segurança;
  •         Envio de declarações da sua empresa;
  •         Garantia de validade jurídica dos documentos eletrônicos;

Agende seu horário

Para mais informações sobre o serviço de Certificação Digital da CDL Balneário Camboriú, agende um atendimento pelo telefone (47) 3261 3300

Gostou desse conteúdo? Saiba que a CDL tem ainda mais para te oferecer! Associe-se!