15 out 2013

Volume de vendas no comércio varejista tem sexto resultado positivo consecutivo

sobeO resultado da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) deste mês, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que o comércio varejista no Brasil registrou em agosto variação 0,9% no volume de vendas e de 1,2% na receita nominal, em comparação com o mês anterior – com o ajuste sazonal.

É o sexto resultado positivo consecutivo para o volume de vendas, enquanto a receita nominal mantém taxas positivas desde junho de 2012. Ambas as taxas mostraram desaceleração em relação a julho (2,1% e 2,1%, respectivamente). Na comparação com agosto de 2012, em termos de volume, o varejo apresentou variação positiva de 6,2%; já na receita nominal, houve avanço de 13,6%. No acumulado dos 12 meses, o volume de vendas cresceu 5,1% e a receita nominal cresceu 12,2%.

Equipamentos e material para escritório tiveram maior alta

Para o volume de vendas com ajuste sazonal, oito das dez atividades pesquisadas tiveram alta: equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (7,6%); veículos e motos, partes e peças (2,6%); artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (1,1%); livros, jornais, revistas e papelaria (0,9%); móveis e eletrodomésticos (0,8%); material de construção (0,8%); hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (0,6%); outros artigos de uso pessoal e doméstico (0,1%). as demais atividades tiveram quedas: combustíveis e lubrificantes (-0,7%) e tecidos, vestuário e calçados com -1,0%.
O Comércio Varejista ampliado registrou variações em relação ao mês anterior (série com ajuste) de 0,6% para o volume de vendas e de 0,9% para a receita nominal. Em relação a agosto de 2012 (série sem ajuste sazonal), as variações foram de -0,8% para o volume de vendas e de 4,8% para a receita nominal. O acumulado do ano para o volume de vendas foi de 3,1%, e nos últimos 12 meses, de 4,4%. Já a receita nominal obteve variações de 8,2% e 8,5%, respectivamente.

Vendas em Santa Catarina cresceu 5,3%

Em Santa Catarina, o volume de vendas cresceu 5,3% e a receita nominal 13,2%, ambos em agosto na comparação com julho. No acumulado de 12 meses o volume de vendas cresceu 3,6% e a receita nominal 11,6%. No mês passado a variação havia sido de 3,5% e 11,4%, respectivamente. O que mostra estabilidade nos índices de crescimento.

Para a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio SC), o comércio no Estado cresce impulsionado pela retomada do poder de compra das famílias, propiciado pela queda da inflação e pela diminuição da inadimplência que permitiram uma expansão do consumo. Entretanto, o menor saldo de contratação de novos trabalhadores em função dos elevados custos do trabalho faz com que este início de recuperação provavelmente não seja vigoroso, tendendo à estabilidade.