17 jan 2020

Volta às aulas: 5 dicas para ajudar a vender melhor neste começo de ano

O varejo de Balneário Camboriú começa o ano confiante e preparado para o período de volta às aulas. Comerciantes avaliam que as melhores estratégias a serem adotadas para aumentar a venda de materiais escolares são promoções relâmpagos, uso do crediário e marketing direcionado nas redes sociais.

Além das compras em lojas físicas, o e-commerce pode ser considerado um aliado dos lojistas para o fechamento da compra pelo fato de estar sempre ao alcance dos consumidores, ser uma ferramenta de fácil acesso, e oferecer comodidade nas formas de pagamento.

Para ajudar você, lojista, a pensar melhor sobre as vendas na volta às aulas, separamos algumas dicas da Federação Catarinense de Lojistas de Santa Catarina (FCDL). Confira!

1) Escolha os produtos

Faça uma seleção de produtos atrativos para o seu público, pensando no que as crianças gostam, mas também na necessidade deles e no bolso dos pais. Pense nos produtos básicos, como lápis, borracha, lápis de cor, livros e cadernos e invista em variedades desses itens.

2) Pense no seu cliente

Pense no seu consumidor na hora de planejar as estratégias de venda na volta às aulas. Com o término do período de férias escolares, a atenção dos pais se volta para a busca por mochilas, lancheiras cadernos, artigos de papelaria em geral e jogos educativos. Planeje conforme a necessidade de compra do cliente.

3) Inove na vitrine

A vitrine é o primeiro contato do cliente com a sua loja. Olhe referências, pesquise e use a criatividade para aproveitar o espaço e chamar a atenção de quem passa na rua. A primeira impressão é a que fica!

4) Capriche no atendimento

O atendimento é fundamental para uma venda de sucesso. Prepare e motive a sua equipe para um período de maior movimento. Além disso, é importante que os atendentes estejam com as informações alinhadas sobre os produtos e funcionalidades.

5) Realize promoções atrativas

Pense em produtos-chave e realize promoção de preços ou condições de pagamento, mas também para compras em grande quantidade, como um grupo de pais ou professores.