16 maio 2014

Venda no varejo cai 1,1% em março na comparação com 2013

Pesquisa do IBGE apontou que, em março, na série com ajuste sazonal, o volume de vendas do comércio varejista do país caiu 0,5% e a receita nominal cresceu 0,5%, ambas em relação a fevereiro. Na relação anual, entre março de 2014 e março de 2013, o varejo nacional obteve, em termos de volume de vendas, decréscimo da ordem de 1,1% sobre março do ano anterior, sendo este o primeiro resultado interanual negativo depois de 12 meses de crescimento.

Em termos acumulados, a variação foi de 4,5% nos últimos 12 meses. Para os mesmos indicadores, a receita nominal de vendas apresentou taxas de variação de 4,7% e de 11,6%, respectivamente. Nos resultados de março sobre o mês anterior, três das dez atividades pesquisadas obtiveram resultados positivos para o volume de vendas com ajuste sazonal. Em ordem de magnitude das taxas, os resultados foram os seguintes: Móveis e eletrodomésticos (1,5%); Livros, jornais, revistas e papelaria (1,2%); Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (0,5%); Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-0,2%); Veículos e motos, partes e peças (-0,6%); Tecidos, vestuário e calçados (-0,8%); Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-1,0%); Combustíveis e lubrificantes (-1,5%); Material de construção (-3,1%); e Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-4,5%).