28 fev 2014

Taxa básica de juros tem oitava alta consecutiva

 

porcentagem

O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) decidiu por uma elevação da taxa básica de juros da economia brasileira (Selic) em 0,25 pontos percentuais. Passou de 10,5% para 10,75%, oitava alta consecutiva. Agora, os juros se encontram no mesmo valor de janeiro de 2011, época em que Dilma Rousseff assumiu a Presidência da República.

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio SC) considera que não houve surpresa na decisão do Copom, já que o cenário inflacionário do país é preocupante e necessita de atenção. Entretanto, mesmo que o ritmo de crescimento dos juros tenha diminuído, isto não pode ser comemorado pelo setor produtivo, pois onera o investimento, dificultando ainda mais a saída do país do patamar de baixo crescimento que se encontra.

Para os próximos meses a expectativa é que a taxa de juros continue crescendo a 0,25 p.p. Segundo o Banco Central, “dará prosseguimento ao processo de ajuste da taxa básica de juros”, omitindo o termo “neste momento” apresentado mês passado.